sábado, 23 de julho de 2011

VOCÊ SABE O QUE É ISSO? PARTE - 9

23- PANTEÍSMO: É o erro filosófico-religioso que consiste em confundir o Criador com a criação; isto é, confundir Deus com a natureza que Ele criou. O panteísmo ensina que Deus e o universo formam um todo; isto é, Deus é tudo e tudo é Deus. O panteísmo nega a transcendência de Deus.

24- POLITEÍSMO: É a falsa crença em muitos deuses e deidades. É uma distorção do monoteísmo bíblico: um Deus único e verdadeiro. Esses deuses do politeísmo podem ser seres vivos ou personificação de elementos da natureza, como astros, fertilidade, amor, fogo, água etc. O politeísmo é resultado da apostasia do homem (Rm 1.21). Ele contraria diretamente o que Deus diz em Êxodo 20.3: “Não terás outros deuses diante de mim”. Religiões politeístas: hinduísmo, budismo, taoísmo, xintoísmo etc.

25- POSITIVISMO: O positivismo filosófico ensina que tudo o que podemos conhecer é aquilo que os nossos sentidos podem perceber. Em outras palavras, todo conhecimento que podemos adquirir é feito através da experiência, mediante nossos sentidos físicos. O positivismo rejeita o conhecimento obtido mediante a razão, a intuição, a espiritualidade, a revelação divina, a inspiração, a iluminação e a direção divinas. Ele limita o conhecimento às ciências empíricas, como a matemática e outras afins. É chamado de positivismo porque limita-se ao conhecimento que é provado, comprovado, demonstrado fisicamente. O positivismo é uma forma de materialismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário