sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR .







“Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.” – Salmos, 37:5.

Uma das metáforas mais recorrentes quando estamos falando sobre Deus é a do Caminho. Andar com Deus, seguir Seu caminho, não desviar do caminho, o caminho de Deus é mais estreito, mas é melhor e por aí vai.

Fazendo uso dessa imagem, eu quero te perguntar: e quando a gente sai do caminho, como faz para voltar?

Não é orgulho (ou vergonha) dizer que eu já me desviei desse caminho algumas vezes e, com isso, aprendi algumas coisas que ajudam a responder a pergunta acima.

1. Procure a companhia de bons amigos.
Nós vivemos em uma sociedade e, por isso, somos extremamente influenciados por aqueles que nos cercam. Quando você perceber que está se desviando do caminho de Deus, cerque-se de amigos que você admira, que você gosta e que estejam seguindo o Caminho. Dessa maneira, vocês podem dar as mãos e ele pode te ajudar a voltar para a estrada novamente.

“Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, O bom siso te guardará e a inteligência te conservará; Para te afastar do mau caminho, e do homem que fala coisas perversas;” – Provérbios, 2:10-12

2. Leia a Bíblia.
A Bíblia é, nessa metáfora, o mapa ou GPS do caminho. Ela vai te mostrar por onde andar, para onde olhar, de quais obstáculos desviar e como fazer isso sem se machucar. É a Bíblia também que vai te falar sobre as coisas maravilhosas que você vai encontrar no fim do caminho.

“O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do SENHOR refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam. Por que, quem é Deus, senão o SENHOR? E quem é rochedo, senão o nosso Deus?

Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho.” - 2 Samuel, 22:31-33

3. Vá à igreja.
Um dos motivos pelo qual eu acabo pisando fora do caminho é a falta de tempo para ir à igreja. Por que isso é tão importante? A igreja é o posto de gasolina, o lugar onde você vai achar combustível para seguir adiante. É onde você vê amigos e conhecidos avançarem na estrada, onde você é incentivado a continuar e onde, acima de tudo, você percebe que não está sozinho.

“Quão melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! e quão mais excelente é adquirir a prudência do que a prata! Os retos fazem o seu caminho desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma.” – Provérbios, 16:16-17

Ser jovem crente no mundo de hoje é um desafio que exige muita determinação e fé. Embora tenhamos a sorte de viver em um país onde não se é apedrejado por suas escolhas religiosas, sofremos de dois grandes mals: o do preconceito disfarçado e o das tentações.

O preconceito disfarçado se faz notar em pequenos comentários no dia a dia. Por exemplo, quando você diz que ainda é virgem, ou que não bebe, ou que não quer ir naquele acampamento super legal que vai ter na faculdade, onde todo mundo fica muito louco. As pessoas reagem à isso, mesmo que não na sua frente.

As tentações, bem, elas sempre existiram. A diferença é que hoje os jovens têm mais liberdade. Muitos saem de casa cedo para estudar ou trabalhar e, longe das asas dos pais, fica mais difícil resistir à algumas coisas que sabemos ser errado diante dos olhos do Pai. As tentações são como pequenos contrabandistas à beira do Caminho, tentando fazer com que você compre coisas ou pegue um atalho e se desvie da rota que Jesus traçou para você.

Embora as três dicas acima sejam úteis para aqueles que querem voltar a andar sob a luz de Deus, é importante que você tenha mais uma coisa em mente (e aqui eu parto para outra metáfora): voltar para um caminho do qual você saiu é tão trabalhoso quanto represar um rio. É preciso força para mudar o curso do rio e sabedoria para saber para onde direcioná-lo.

O importante é não desistir. Deus está sempre com você, mesmo quando você está andando naquele caminho escuro. Você só precisa ir para a luz para vê-lo do seu lado.

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno” – Salmos, 139:23-24.


por Amanda Melaré



Nenhum comentário:

Postar um comentário