segunda-feira, 29 de abril de 2013

PÉROLAS DIÁRIAS.


"Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente século, sensata, justa e piedosamente." (Tito 2.11-12)
O Senhor Jesus Cristo não pode crescer em nós e Sua honra não é multiplicada em nossa vida se nós não diminuirmos. João Batista compreendeu isso quando disse em relação a Jesus: "Convém que ele cresça e que eu diminua." Como podemos diminuir? Espontaneamente chegamos a falar da bondade e da graça do Senhor. O que faz a graça? Ela nos corrige. Isso não parece uma contradição? Como tal graça pode nos corrigir, sendo ela algo tão amável? Este é um grande mistério! Só se pode receber a graça do perdão de Deus quando nos convencemos de que ela é um presente que não merecemos. Ela é um favor imerecido. Mas ao aceitar esse favor imerecido da mão de Deus, a pessoa já está sendo corrigida, renegando a índole ímpia e as paixões mundanas. Rogo a você que viva da graça hoje e agora! Chegará o momento em que nós, como renascidos, por pura graça e bondade, seremos transformados e levados ao encontro do Senhor. Caso o fim da nossa vida chegue antes, olhando para a porta aberta do céu poderemos dizer: foi só a graça de Deus que me salvou!

30 DE ABRIL NA HISTÓRIA.

1955
A Universidade da Califórnia anuncia a descoberta de um novo elemento químico, de número 101, o mendelévio.
1961
Fidel Castro recebe prêmio Lenin da Paz de 1960.
1966
Porta-voz oficial do governo dos EUA informa que a força militar americana no Vietnam totalizava 225.000 homens.
1969
O ministro do Trabalho, Jarbas Passarinho, anuncia a criação de novos níveis para o salário-mínimo e a instituição da Previdência Social Rural.
1976
Brasil assina acordo de cooperação tecnológica com o Ministério da Tecnologia e Indústria da França para pesquisas com energia solar.
1980
Abdicação da rainha Juliana, dos Países Baixos.
1982
A Conferência da ONU sobre a Lei do Mar aprova a versão final de um tratado para utilização dos mares e seus recursos naturais.
1983
Argentinos embarcam para as Malvinas, a fim de reverenciar parentes mortos na guerra em 1982.
1984
Assassinado o ministro colombiano Rodrigo Lara Bonilla.
1993
A tenista iugoslava Monica Seles, primeira do ranking mundial, é apunhalada por um um espectador enquanto descansava no banco.
1997
A Câmara dos Deputados aprova a lei Hélio Bicudo, que transfere para a justiça comum o julgamento de crimes cometidos por policiais militares.
2002
O governo dos EUA inclui o Brasil na lista negra de 16 países tidos como os mais permissivos em relação à pirataria.
2004
ONU autoriza envio de força de paz ao Haiti, formada por 6.700 soldados e 1.625 policiais civis.
2009
STF REVOGA LEI DE IMPRENSA CRIADA NA DITADURA MILITAR BRASILEIRA (1964-85). Fonte:Barsa

EXAMINAR TUDO É “TUDO” MESMO?














 
 
Texto em prova: “Examinai tudo. Retende o bem". (1Ts.5.21).
Constantemente eu tenho visto irmãos (e até pastores) citarem 1Tessalonicenses 5.21 como uma ordem para, do ecletismo, extrairmos coisas boas. Aparentemente (é só aparente), para muitos, Paulo pede a igreja para ler, ver e ouvir, todo tipo de mensagem vinda de todas as direções. Sejam oriundas de mestres das seitas, de ateus, de mundanos e de movimentos controversos como G12, M12, MDA, IURD, IMPD, Confissão Positiva, Teísmo Aberto, etc. E retirar dessas fontes aquilo que "é bom". Mas, será era isso que o autor tinha em mente?

Se há uma coisa que os “não ortodoxos” detestam na Bíblia chama-se CONTEXTO. É isso mesmo, ninguém que cita algo fora de contexto gosta de ser exortado a voltar ao verdadeiro sentido do texto. Somos considerados "desmancha prazer", “chatos”, “pentelhos”, “bibliólatras”, “irritantes”, etc. Porém, eu não estou aqui para agradar a homens. Meu compromisso é com a verdade bíblica. Assim, precisamos esclarecer o assunto. Pois, como falei acima, tem um monte de cristãos bebendo de toda fonte amarga como se pudesse extrair água doce. As pessoas estão entorpecidas pelo relativismo pós-moderno; embriagadas com a prostituição contida no cálice de ouro da grande meretriz (Ap.17.4); hipnotizados com o "canto da sereia". Espero que alguns voltem à ebriedade espiritual e despertem dessa hipnose com a leitura desse meu texto.

Afinal de contas: Examinar tudo é “tudo” mesmo?

Confesso que até eu já entendi assim um dia. Mas, precisamos amadurecer:
O apóstolo Paulo nunca concordou com esse pensamento, basta ver o contexto: “Não desprezeis as profecias”. (1Ts.5.20). Ele estava falando das "profecias". Ele fez a mesma recomendação aos Coríntios (ver 1Co.14.29). O "exame" que ele estava solicitando é das profecias ditas na igreja. Esse "tudo" que Paulo se refere é a "tudo" o que foi dito nas profecias. Não tem nada haver com as heresias pregadas na mídia, os ensinos controversos dos neo-evangélicos ou a tudo o que se ouse e ler. E diga de passagem que as tais “profecias”, diferente do que dizem nos jardins de oração pentecostais e dos supostos “rhemas” de líderes neopentecostais que recebem e declaram, no contexto paulino aqui apreciado, devem sim ser julgadas e examinadas. E não tratadas literalmente como “palavras de Deus”. Respeitando o encerramento de toda revelação divina doutrinária e profética nas Escrituras (Sola Scriptura: Mt.11.13; Lc.16.16; 1Co.4.6; Pv.30.6; Ap.22.18). Pois, se Deus não encerrou a sua revelação, então, todo “guru” que afirmar ter visto Deus, conversado com ele, e recebido uma nova mensagem para o mundo, deveria ser recebido pela igreja e seus escritos adicionados às Escrituras. É como disse John Ankerberg: "Se a doutrina bíblica não é o padrão final, então onde traçar os limites do que é ou não é cristão?".

O cristão deve guardar-se do "fermento". Temos várias recomendações na Bíblia quanto a isso, inclusive do próprio apóstolo Paulo:

"E Jesus lhes disse: Vede e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus". (Mt.16.6);

"Então, entenderam que não lhes dissera que se acautelassem do fermento de pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus". (Mt.16.12);

“Preveniu-os Jesus, dizendo: Vede, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes”. (Mc.8.15);

Comentário bíblico: Pelo visto, Jesus não mandou seus discípulos examinarem a doutrina dos fariseus e dos saduceus e reter o que é bom. Ele mandou tomar cuidado e guardar-se.

"Um pouco de fermento leveda toda a massa". (Gl.5.9);

Comentário bíblico: Diferente do que muitos dizem. Só um pouco faz mal sim.

"Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade. Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros; refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo. Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais". (1Co.5.7).

Comentário bíblico: Pelo visto, o apóstolo Paulo não mandou aqui que os crentes examinassem tudo e ficassem com o que é bom. Pelo contrário, ele mandou não vos associar com “irmãos” que vivem pregando heresias ou ensinos controversos e muito menos misturarmos com suas práticas. Pelo contexto, Paulo trata dos que estão entre nós. Ele usa a palavra grega "sunanamignumi" (traduz no texto ARA: associásseis) que significa "misturar-se com" ou "relacionar-se com". Ou seja, Paulo manda aos crentes não se misturarem ou relacionarem com qualquer "irmão" que se envolve com pecados morais e doutrinários. Mas, infelizmente, a igreja evangélica, influenciada pelo relativismo, não considera mais pecados doutrinários. "Cada um tem a sua doutrina". Não é isso que dizem agora? Contudo, Paulo cita o "idólatra" no referido texto. Referindo-se a um pecado doutrinário e não meramente moral. Uma vez que o idólatra no mínimo é: politeísta. (doutrina que existem vários deuses). Paulo cita o pão asmo, pão sem fermento. Hoje, não se fala mais de pecados doutrinários. E pouco se fala de pecados morais. É triste a situação. O pão já não é mais asmo. Maranata! Vem Senhor Jesus!

“Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão. Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más”. (2Jo.1.8-11).

Comentário bíblico: João não mandou os irmãos receberem, examinarem tudo e reterem o que é bom daqueles que fossem em suas casas. Uma das doutrinas mais atacadas pelos falsos mestres é a cristologia. Contudo, na interpretação equivocada de 1Ts.5.21 tem um monte de crentes recebendo em suas casas canções de grupos que subtraem, adicionam ou distorcem os ensinos sobre Cristo. Ouvem e assistem mensagens de todo e qualquer que fala de Jesus na TV, no DVD ou na internet. Mas, que Jesus? O Jesus bíblico? Histórico? Definido pela ortodoxia?

Conclusão

Meu querido irmão ou pastor, não leia, assista ou ouça mensagens fora da ortodoxia bíblica. Acautelai-vos e guardai-vos. Não seja reflexivo, seja bíblico! Reflita, medite, mas, na Palavra de Deus (Sl.1.2). Guarde o seu coração dessas coisas. Basta um pouco para causar divisão e destruição no meio da igreja de Cristo.

Lembre-se que não é só no amor que devemos nos unir, mas também na verdade. Se esta não acompanha (Ef.4.15), estamos promovendo divisão e não a unidade do corpo de Cristo. Pense nisso.

“Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer”. (1Co.1.10).

“Quanto ao mais, irmãos, adeus! Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco”. (2Co.13.11).

Sola Scriptura!

Um quarto das 154 línguas indígenas do Brasil corre rico de extinção.

Mais grave é ser impossível determinar quantas línguas já se extinguiram desde a chegada dos colonizadores portugueses ao Brasil

EFE/Arquivo


Censo revelou que 42,3% dos índios não vivem em reservas e que 36% se estabeleceram em cidades
RIO DE JANEIRO - Um quarto das 154 línguas indígenas ainda vivas no Brasil está ameaçado de extinção, já que contam com menos de cem falantes, alerta um relatório realizado pelo Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG).
O mais grave é que é impossível determinar quantas línguas já se extinguiram desde a chegada dos colonizadores portugueses ao Brasil em 1.500, segundo o estudo do órgão estatal, ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. "O Brasil é um dos países com maior diversidade linguística da América, já que conta com 154 línguas ainda faladas, mas o número era muito maior e não sabemos quantas desapareceram sem que restassem registros", disse à Agência Efe a linguista Ana Vilacy Galucio, pesquisadora do MPEG e que coordenou o estudo.
"E muitas das línguas ainda vivas estão ameaçadas de desaparecer, já que têm muito poucos falantes, em sua maioria idosos, e as novas gerações não estão interessadas em aprendê-las. A tendência em médio prazo é que essas línguas desapareçam", acrescentou a antropóloga.
Segundo dados do Censo de 2010 divulgados este mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 37,4% dos 896.917 brasileiros que se declararam como índios falam a língua de sua etnia e somente 17,5% desconhecem o português.
O censo também revelou que 42,3% dos índios brasileiros já não vivem em suas reservas e que 36% se estabeleceram em cidades. Dos que não estão nas reservas, apenas 12,7% falam sua língua.
Ana esclareceu que o inventário do Museu Goeldi considera como ameaçadas as línguas que têm menos de cem falantes, mas que o número seria muito superior se fossem adotados os critérios internacionais, que definem como em perigo às que têm menos de mil praticantes.
De acordo com o relatório do Museu Goeldi, mais da metade das línguas indígenas do Brasil tem menos de mil falantes. "A situação é crítica para a maioria. Algumas têm menos de dez pessoas que ainda falam sua língua", segundo a especialista. O censo de 2010 contabilizou 305 etnias indígenas no Brasil que falavam 274 línguas.
O governo reconhece que esses números superam os calculados pela Fundação Nacional do Índio (Funai), o que atribui a subdivisões que os próprios indígenas desconhecem. O relatório do Museu Goeldi é ainda mais rigoroso e limita a 154 o número de línguas, em comparação às 180 com que a Funai trabalha.O estudo cita como exemplo o caso dos gaviões, uma etnia no estado de Rondônia a qual eram atribuídas cinco línguas, mas que, após as análises linguísticas, se descobriu que pratica cinco dialetos derivados da mesma língua.
O relatório inclui até a língua dos xipaias, uma etnia assentada no estado do Pará e da qual só restam dois idosos que falam a língua nativa. A linguista do Museu Goeldi alerta que a principal ameaça das línguas não é o reduzido número de pessoas que a falam, mas a falta de uso, já que os idosos que a conhecem, sem ter com quem praticá-la, começam a esquecer o vocabulário e a gramática.
O caso dos Xipaia é novamente exemplar já que a população é numerosa, mas as novas gerações foram alfabetizadas em português e os dois idosos que falam a língua não vivem perto.
Segundo o Museu Goeldi, com a morte das línguas também se perdem conhecimentos culturais, econômicos e até medicinais, que já não podem ser transmitidos pelos idosos por não terem como se comunicar com os mais jovens.
"Por isso é importante documentar e ter registros em áudio e vídeo dessas línguas", diz Ana, que coordenou um projeto para registrar em gravações línguas ameaçadas e criar escolas bilíngues nas aldeias.
A antropóloga citou o caso dos puruborás, uma etnia também em Rondônia com 800 integrantes, dos quais apenas quatro falam sua língua, que foram beneficiados com um projeto de preservação da língua.
Além de registrar em gravações as conversas dos quatro anciãos, os antropólogos elaboraram um vocabulário básico e montaram uma escola da língua em uma aldeia dos puruborás.
Agência EFE 

Testas de ferro se oferecem na web para controlar empresas ‘obscuras’.


Notas de dólares
Testas de ferro podem ser encontrados por meio de busca simples na internet.
Os paraísos fiscais não são só para os ricos. Um cidadão comum como você ou eu pode ganhar seus reais – ou pesos ou dólares – se tornando um diretor de centenas ou talvez milhares de empresas.
Não é necessário ter um um diploma da Universidade de Harvard. Na realidade, para a carreira de testa de ferro não é necessario nem boa aparência.
Isso tem levado a uma proliferação, na Internet, de pessoas que se mostram interessadas em desempenhar a função, aparentemente cientes de que podem estar se envolvendo em atividades ilegais.
O testa de ferro é a cara visível da empresa registrada no paraíso fiscal. Muitas vezes, suas funções se limitam a emprestar seu nome e, em contrapartida, receber um pagamento anual.
Em alguns casos é preciso responder algumas cartas e dar um alerta caso a empresa comece a ser investigada.

Anúncios

Richard Murphy, diretor da ONG britânica UK Tax Justice, que denuncia casos de evasão de divisas, explicou à BBC Mundo como os testas de ferro operam nos paraísos fiscais.
"Quando aceitam o trabalho, assinam uma carta de renúncia sem dada para que os verdadeiros diretores possam demití-lo quando queiram. Sua principal função é esconder o verdadeiro dono da companhia, que não quer seu nome divulgado por razões políticas ou de dinheiro irregular", disse Murphy.
A remuneração anual por esses serviços vai de US$ 300 a US$ 5 mil. As ofertas dos testas de ferro podem ser encontradas por meio de uma busca simples na internet.
Ao buscar em sites em inglês por nominee director (tradução livre de testa de ferro), é possível obter 134 milhões de resultados correspondentes a países de todo o mundo, desde a Finlândia até Cingapura.
Um dos anúncios diz: "Se você quer que a propriedade de sua companhia permaneça anônima, este é o serviço ideal".
"No diretório de companhias da Grã-Bretanha é requerido que se inclua o nome, o endereço, a data de nascimento e a nacionalidade do diretor. Um testa de ferro pode atuar como tal, salvaguardando sua privacidade", oferece a empresa britânica paramount Company Formations, Ltd.
Se a busca for feita em espanhol (usando a palavra testaferro), encontra-se cerca de 136 mil resultados, entre eles anúncios bem explícitos como o do site espanhol Mil Anúncios, sob o título de Sócios Capitalistas: "Bom dia, me ofereço como testa de ferro para seus negócios. Sou espanhol, de 43 anos, sério e responsável, sem nenhuma obrigação ou laços. Sei me calar. Se tiver que me mudar, os gastos serão por sua conta. Não te decepcionarei".

Poucas funções

O termo em inglês straw man, ou "homem de palha" em tradução livre, também é usado para designar esse tipo de prática. Trata-se da figura que busca representar o que não é para encobrir uma empresa obscura.
O diretor do departamento internacional da UK Tax Justice, John Cristensen, não só conhece o mecanismo como afirmou que já foi um testa de ferro de várias companhias.
Ele trabalhou por 16 anos na Ilha de Jersey (dependência britânica entre a Grã-Bretanha e a França) para uma importante entidade financeira multinacional e, depois, como assessor do governo britânico, em uma tentativa de compreender a fundo o mecanismo dos paraísos fiscais.
"“É comum contratar advogados, contadores, banqueiros, administradores, mas o que eles fazem é apenas dar seu nome. Não assumem nenhuma responsabilidade concreta. Às vezes têm que assinar alguns documentos. Raramente fazem algo mais"
John Cristensen, diretor do departamento internacional da UK Tax Justice
“É comum contratar advogados, contadores, banqueiros, administradores, mas o que eles fazem é apenas dar seu nome. Não assumem nenhuma responsabilidade concreta. Às vezes têm que assinar alguns documentos. Raramente fazem algo mais”, disse Cristensen à BBC Mundo.
A flexibilidade das leis é tal que muitos paraísos fiscais nem solicitam que os testas de ferro sejam residentes, basta que um endereço postal seja fornecido.
Segundo um dado divulgado durante o ICIJ (Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos), um grupo de 28 testas de ferro atuavam como diretores de 21,5 mil empresas.
No final de 2012, uma investigação conjuta do grupo, do diário britânico The Guardian e do programa Panorama da BBC revelou que só um casal atuava na direção de mais de 2 mil entidades.
Não surpreende então a discrepância entre a população e o número de companhias em pequenas ilhas que funcionam com paraísos fiscais.
Nas Bahamas há 115 mil empresas registradas para 307 mil habitantes. Nas ilhas de Jersey, da Grã-Bretanha, também há um grande desequilíbrio: 33 mil empresas para 91 mil habitantes.
O presidente amaricano, Barack Obama, já chegou até a se referir a um edifício nas ilhas Cayman que abrigaria os registros de mais de 18 mil empresas.

Buscando o dono

No programa Panorama, Jesse Hester, diretor da empresa Atlas Corporative Services - em outro paraíso fiscal, as Ilhas Maurício (Oceano Índico) -, disse a um jornalista disfarçado de cliente que as autoridades locais jamais saberiam se ele era dono real ou não de uma empresa.
"Eles não têm recursos para fazer isso. Eles calculam que a possibilidade de se rastrear o verdadeiro nome de um dono é igual à de ganhar na loteria", disse Hester.
Mas a falta de recursos não é o único problema: há várias falhas nas legislações nacionais e internacional.
"O testa de ferro sempre pode dizer que não sabia das atividades ilegais de uma empresa. Na maioria dos países é exigido que os diretores sejam responsáveis pelas empresas que dirigem. Mas isso parece mudar quando se tratam de firmas offshore. Seria necessária uma absoluta transparência sobre quem são os donos reais das empresas", afirmou Cristensen.

Mudanças

Mas, com a crise econômica, as coisas estão mudando. Os ajustes fiscais, a recessão em muitos países desenvolvidos, os resgates multimilionários a bancos e notórios casos de evasão fiscal colocaram o tema em debate.
Um sinal claro dessa mudança é a adoção do intercâmbio automático de informação sobre contas bancárias de não residentes, adotado por nove países europeus: Espanha, Grã-Bretanha, Itália, França, Alemanha, Polônia, Holanda, Bélgica e Romênia.
Esse princípio, defendido por organizações como a UK Tax Justice, foi também aceito como uma norma futura na cúpula de ministros das Finanças do G20, realizada neste mês.
Segundo Richard Murphy, a principal razão para a ofensiva é econômica. “A realidade é que muitos países têm uma problema muito sério de déficit fiscal e necessitam arrecadar mais, porque não podem continuar pressionando a própria população com impostos e ajustes. De modo que finalmente está se podendo avançar neste favor”, disse Murphy.


É VERDADE...

MPF denuncia coronel Ustra por ocultação de cadáver na ditadura militar..

 O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo denunciou, pelo crime de ocultação de cadáver, o coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra, comandante do Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna de São Paulo (DOI-Codi) no período de 1970 a 1974. Também foi denunciado pelo mesmo crime o delegado aposentado Alcides Singillo, que atuou no Departamento de Ordem Política e Social de São Paulo (Dops-SP) na ditadura militar.

Na ação, ajuizada na última sexta-feira (26), Ustra e Singillo são acusados de ocultar o cadáver do estudante de medicina Hirohaki Torigoe, então com 27 anos, morto no dia 5 de janeiro de 1972. Torigoe foi membro da Ação Libertadora Nacional (ALN) e do Movimento de Libertação Popular, organizações de resistência à ditadura.
De acordo com o MPF, a versão oficial do crime – divulgada à imprensa duas semanas após o desaparecimento do estudante – sustenta que Torigoe foi morto na Rua Albuquerque Lins, no bairro de Higienópolis, na zona oeste de São Paulo, em um tiroteio com a polícia. Segundo as fontes oficiais da época, a demora na divulgação da morte ocorreu porque a vítima usava documentos falsos, com o nome de Massahiro Nakamura.

No entanto, o MPF contesta a versão oficial com base no depoimento de duas testemunhas: André Tsutomu Ota e Francisco Carlos de Andrade, presos na mesma data. De acordo com os depoimentos, Torigoe foi ferido e levado ainda com vida ao DOI-Codi do 2º Exército, no bairro do Ibirapuera, onde foi interrogado e submetido à tortura.

As testemunhas afirmaram que os agentes responsáveis pela prisão de Torigoe tinham pleno conhecimento da verdadeira identidade do detido. Apesar disso, de acordo com o MPF, todos os documentos a respeito da morte da vítima, inclusive o laudo de necropsia, a certidão de óbito e o registro no cemitério, foram elaborados em nome de Massahiro Nakamura.

Para o MPF, além de utilizarem o nome falso nos documentos de óbito e de sepultarem clandestinamente o estudante no Cemitério de Perus, em São Paulo, os subordinados de Ustra negaram aos pais de Torigoe informações a respeito do filho desaparecido.

Na ação, o órgão acusa Ustra de enterrar clandestinamente Hirohaki Torigoe, falsificar os documentos sobre a morte com o intuito de dificultar a localização do corpo, ordenar a seus subordinados que deixassem de prestar informações aos pais da vítima e de retardar a divulgação da morte em duas semanas, com a intenção de ocultar o cadáver e garantir a impunidade pelo homicídio.

“A conduta dolosa de ocultação do cadáver resta totalmente caracterizada pelo fato de que os pais da vítima estiveram nas dependências do DOI-Codi antes da divulgação da notícia do óbito, em busca do paradeiro do filho. Lá, porém, funcionários do destacamento sonegaram-lhes a informação de que Hirohaki Torigoe fora morto naquele mesmo local e que seu corpo fora clandestinamente sepultado com um nome falso”, ressalta o texto da ação.

Desde 2006, um inquérito civil público busca localizar os restos mortais de Hirohaki Torigoe. “Até hoje permanecem os restos mortais de Hirohaki Torigoe ocultos para todos os fins, inclusive os penais”, afirma o MPF.

O delegado de Polícia aposentado Alcides Singillo é acusado de deixar de comunicar a correta identificação e localização do corpo à família da vítima, o cemitério onde ele supostamente foi enterrado e o cartório de registro civil onde a morte foi registrada. De acordo com o MPF, Singillo era, na época, delegado do Deops de São Paulo e tinha ciência da identidade do estudante, pois colheu o depoimento do verdadeiro Massahiro Nakamura, que foi a delegacia após a notícia de que Torigoe usava seu nome.

Segundo o advogado de Ustra, Paulo Esteves, o ex-coronel nunca participou de nenhum tipo de violação de direitos. “A violência não foi apanágio da vida dele”, disse. A reportagem não conseguiu localizar o advogado do ex-delegado Singillo
.
Agência Brasil

Dilma é vaiada por ruralistas durante ato em Campo Grande (MS).

 














A presidente Dilma Rousseff (PT) foi vaiada duas vezes por produtores rurais durante cerimônia de entrega de 300 ônibus escolares em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, na manhã desta segunda-feira (29). Ao ser anunciada no microfone, a presidente ouviu longas vaias, seguidas de palmas e gritos de "Dilma, Dilma" de apoiadores.

A segunda vaia ocorreu após o prefeito da capital, Alcides Bernal (PP), descrever Dilma como "a melhor presidenta". Antes de discursar, Dilma acenou para o público ao subir ao palco, enquanto era vaiada.

Os produtores rurais protestam contra demarcações de terras indígenas no Estado. Eles afirmam que cerca de 800 ruralistas estão presentes à cerimônia, que ocorre no Hipódromo de Campo Grande.

Além de entregar os ônibus do programa Caminho da Escola, Dilma recebeu o título de cidadã sul-mato-grossense.
Fonte:Magno Martins

Partido de Marina encontra dificuldades na coleta de assinaturas.















Como se não bastasse a tramitação no Congresso Nacional do projeto que limita a criação de partidos no Brasil, a ex-senadora Marina Silva e seus aliados estão enfrentando outra dificuldade para a coleta de assinaturas que possibilitará a criação do Rede Sustentabilidade: erros no preenchimento da ficha de apoio à legenda. Para ser criado, o Rede precisa de 550 mil assinaturas de eleitores em todo o país. Até agora já foram coletadas mais de 200 mil, mas a própria Marina estima que, ao final, cerca de 30% delas não serão reconhecidas pela Justiça Eleitoral por algum erro no preenchimento de dados.

“Há pessoas, por exemplo, que preenchem a ficha com o nome de casada, enquanto no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) consta o nome de solteira. Estamos trabalhando com a coleta de 650 mil assinaturas por causa dessa margem de erro”, afirmou Marina, em Belo Horizonte, onde passou o fim de semana em busca de apoio para seu partido.
Marina ainda retorna a Minas Gerais em maio, quando receberá o título de cidadã honorária em Uberlândia, Araguari, Ouro Preto e Contagem. Antes, passará por Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Cortejada pelos principais candidatos da oposição, que defendem a sua candidatura a Presidência da República como forma de aumentar as chances da realização de segundo turno em 2014, Marina Silva negou que sua pré-candidatura esteja colocada e criticou a antecipação do debate eleitoral, que para ela tira o debate das propostas do centro das atenções. “Essa [candidatura] é uma possibilidade, mas queremos discutir 2014 em 2104. Um número maior de candidatos e segundo turno fortalecem a democracia”, afirmou.

Fonte:Magno Martins

Protesto: prefeituras fecham as portas no dia 13 de maio.
















Em reunião na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), realizada nesta segunda-feira (29), os prefeitos pernambucanos decidiram aderir ao ato de protesto que está sendo encabeçado pela seccional nordestina Confederação Nacional (CNM) em razão das medidas insuficientes para a convivência com a seca. Na ocasião, as prefeituras vão manter em funcionamento apenas os serviços considerados essenciais e devem fechar suas portas em sinal de protesto.
A ideia é que os prefeitos participem de ato na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), com sede no Recife, onde será entregue um documento mostrando a realidade e as dificuldades enfrentadas pelos gestores em atender a população em suas necessidades básicas.

O texto será finalizado em reunião realizada amanhã (30) em Maceió, com  todas as associações de municípios do Nordeste para que o discurso seja uniforme, já que a situação enfrentada é a mesma. ”Não queremos briga com A ou B. Nossa defesa é pelos municípios, pois é lá que as pessoas nascem, vivem e morrem. Ou seja, todos os problemas passam pela porta do prefeito”, disse José Patriota, presidente da Amupe.
Segundo ele, a pauta da próxima edição da Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, que acontecerá de 8 a 11 de julho, abordará, entre outras, a questão do prejuízo financeiro das cidades que hoje se dá apenas pelas constantes quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), mas pelo número cada vez maior de atribuições que eles recebem sem a devida compensação financeira, a exemplo dos programas federais.
A reunião de hoje tratou ainda sobre a transferência da manutenção da iluminação pública para os municípios a partir de janeiro de 2014, tema responsável por diversas queixas dos prefeitos junto a Celpe, embora a decisão seja da Aneel. Patriota informou aos prefeitos que existe uma ação da Amupe contestando a decisão da Aneel, mas orientou os associados a dialogarem com a Celpe em busca de soluções a curto e médio prazo dada a morosidade das decisões judiciais, sem contar os recursos cabíveis.
Fonte:Magno Martins

Alemão prepara filme sobre o Papa Francisco.


História do Papa Francisco vai virar história de cinema. Foto: Alberto Pizzole/ AFP.
História do Papa Francisco vai virar história de cinema. Foto: Alberto Pizzole/ AFP.

O cineasta alemão convertido ao catolicismo Christian Peschken, planeja produzir um filme sobre a vida de Jorge Bergoglio, sob o título O amigo dos pobres: a história do Papa Francisco.

Segundo o site americano National Catholic Register (NCR), o primeiro a divulgar esta informação, o filme deve ser filmado na Argentina e em Roma, e já arrecadou 25 milhões de dólares de investidores europeus.

Christian Peschken, de 57 anos, que vive nos Estados Unidos, entrou em contato com o vaticanista italiano dos jornais La Stampa e Vatican Insider, Andrea Tornielli, autor de uma biografia sobre Jorge Bergoglio, para pedir conselhos. Tornielli confirmou à AFP o contato e afirmou sua disponibilidade.

Se tudo acontecer como previsto, o filme pode estrear em 17 de dezembro de 2014, por ocasião do 78º aniversário do Papa, espera Christian Peschken, segundo o NCR.

"Quando eu o vi na loggia (da basílica de São Pedro, no dia da sua eleição, em 13 de março), eu pensei que esta cena seria perfeita para o final de um filme. A ideia nasceu em mim e não parei de trabalhar desde então", declarou o produtor alemão ao NCR.

Christian Peschken é produtor, cinegrafista, diretor e roteirista desde 1974. Seus principais trabalhos foram para o rádio e televisão alemã.

Ele gostaria da aprovação do Papa, considerando que o filme poderá ser um sucesso internacional, dada a popularidade mundial adquirida por Francisco em apenas um mês e meio de seu pontificado.

Pouco depois de sua eleição, o Papa disse à imprensa: "Como eu queria uma Igreja pobre, para os pobres". Muito ligado à humildade, ele não está certo de que gostaria de um filme feito sobre ele.


AFP - Agence France-Presse
 

O sol girando para o lado errado.


EBX: o sol girando para o lado errado
Eike Batista contratou uma “consultora esotérica” para tentar espantar o péssimo momento do grupo EBX.
O diagnóstico até agora é complexo: o sol, símbolo do grupo, estaria “girando para o lado errado”, ou seja, para o lado esquerdo. Assim, a comunicação visual da holding será trocada.
A moça, chamada no grupo de “consultora filosófica e psicológica”,  andou pelo edifício-sede na segunda-feira passada para “carregar de energias positivas” os projetos do grupo. Na quarta-feira, chegou a viajar até o Porto do Açu, no helicóptero de Eike.
Para alguns diretores, a ação da “consultora” foi explicada como sendo um “diagnóstico cultural” do grupo – seja lá o que isso signifique.
Por Lauro Jardim

Professores cristãos não conseguem visto para entrar na Argélia.

Teólogos foram convidados para ministrar aulas na Igreja


Professores cristãos não conseguem visto para entrar na Argélia
Convidados pela Igreja Protestante da Argélia para ministrar aulas, cinco teólogos e professores cristãos estrangeiros não têm conseguido obter seu visto de entrada no país. Mustapha Krim, líder da igreja afirmou ter entrado em contato com o ministério de Assuntos Religiosos, pedindo ajuda nesse processo, mas, segundo ele, não houve resposta.

Cinco teólogos e professores cristãos, convidados pela Igreja Protestante da Argélia, tiveram seus vistos negados para entrada no país. Apesar da garantia do governo argelino à liberdade de circulação dos professores estrangeiros, obter um visto revela-se um obstáculo quase intransponível.

Esses cinco professores foram convidados a participar das atividades da igreja. De acordo com o líder da congregação, Mustapha Krim, os profissionais são necessários para o departamento de educação da igreja.

As autoridades pediram à igreja para aclarar o propósito das visitas, porém, não compartilham a mesma transparência: "Quando questionamos o ministério de Assuntos Religiosos sobre o pedido de visto, fomos informados de que já haviam sido entregues. Mas quando, em seguida, pedimos os documentos aos respectivos consulados, eles alegaram que não haviam recebido nada". A razão para esta dificuldade em obter vistos ainda não está clara para o líder da igreja: "Talvez não estejam dispostos a conceder os vistos porque suspeitam que os professores queiram realizar atividades proibidas."


Fonte: Portas Abertas

Tecnologia 4G pode chegar este ano a 15 cidades, diz ministro .


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta segunda (29) que as operadoras de telefonia celular deverão disponibilizar a tecnologia 4G a 15 cidades, embora a obrigatoriedade, neste primeiro momento, seja oferecer a rede para as seis sedes da Copa das Confederações.

Segundo o cronograma estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras de telefonia móvel que adquiriram espectros no leilão têm até a terça-feira (30) para cobrir 50% das áreas das seis cidades-sede da Copa das Confederações: Recife, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza.

“As empresas já demonstraram que vão atender a mais do que isso, não apenas em cobertura, mas também em número de   cidades que serão abrangidas.  A notícia que a gente tem, embora algumas empresas ainda fiquem, por razões comerciais, escondendo as suas intenções, é que o número de cidades vai ultrapassar bastante as seis. E com certeza vai ser um serviço com bastante aceitação”, disse Bernardo.

A Claro lançou o serviço em São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Paraty, Campos do Jordão e Búzios e a Oi anunciou o início da operação de sua rede 4G no Rio de Janeiro. A TIM e a Vivo vão detalhar seus planos de investimentos em 4G amanhã.

O presidente da Anatel, João Rezende, disse que a agência vai fiscalizar o início da oferta do serviço no país. “Estamos acompanhando a cobertura de cada cidade, tem que ter oferta comercial a partir de amanhã e vamos fiscalizar o cumprimento desse quesito do edital.”
Agência Brasil

Festival Promessas Rio chega à 2ª edição.

Evento contece no dia 1º de maio em São Gonçalo


Festival Promessas Rio chega à 2ª edição
No feriado de 1º de maio a cidade de São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, receberá o “Festival Promessas”, evento promovido pela Globo através da GEO Eventos que vai reunir grandes nomes da música.

Os shows começam a partir das 16h na Praça Zé Garoto e contará com a participação dos cantores Davi Sacer, Regis Danese, Bruna Karla e Aline Barros.

Esta é a segunda edição do Festival Promessas 2013, a primeira aconteceu em Recife no começo de abril e além dessa no Rio acontecerão outras duas edições regionais.

As apresentações serão filmadas e transmitidas apenas para a região, ou seja, apenas a Globo de Recife transmitiu o Festival Promessas e assim será com o Rio de Janeiro e as outras duas cidades que sediarão esses shows.

No final do ano será gravado a nacional que irá acontecer em Brasília. A data e as atrações ainda não foram confirmadas, mas desse evento é que sairá a edição do Festival Promessas 2013 que será exibida para todo o Brasil como um dos especiais de fim de ano da emissora.

Serviço
Data: 1º de maio
Horário: A partir das 16h
Local: Rua Coronel Cerrado (Praça Zé Garoto), São Gonçalo
Entrada Gratuita


Fonte: Gospel Prime

Polícia Federal conclui “Operação Resgate I” que erradicou mais de 400 mil pés de maconha no sertão pernambucano.

S.D.S.
Polícia Federal
A Polícia Federal em Pernambuco com apoio da Secretaria de Defesa Social/PE, através da Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro, deflagrou no dia 21.04.2013 e concluiu no dia 26.04.2013, a operação “RESGATE I” - que visa à erradicação dos plantios de maconha no Sertão Pernambucano e que faz parte das medidas estratégicas adotadas pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes-CGPRE, Órgão Central da Polícia Federal em Brasília/DF, visando reduzir a produção e oferta de maconha no sertão do Estado de Pernambuco.
A operação contou com um efetivo de aproximadamente 70 policiais federais vindos de diversos estados (Alagoas; Brasília; Maranhão; Paraíba; Pernambuco; Piauí; Rio Grande do Norte; Rondônia). Os policias trabalharam com incursões terrestres, fluviais e aéreas. Para isso, tiveram o apoio de viaturas, 02(duas) aeronaves, 04(quatro) embarcações e 02(dois) cães farejadores.  A Operação contou ainda com o apoio do Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco e do GTA-Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco e de colaboradores contratados para o auxílio da retirada dos pés da droga.


Na ação foram alcançados os municípios de Belém de São Francisco/PE, Betânia/PE, Cabrobó/PE, Canapi/AL, Carnaubeira da Penha/PE, Floresta/PE, Ibimirim/PE, Inajá/PE, Manari/PE, Mata Grande/AL, Mirandiba/PE, Salgueiro/PE, Santa Maria da Boa Vista/PE e Terra Nova).



BALANÇO FINAL DA OPERAÇÃO RESGATE I
Pés Erradicados
     429 mil
Maconha que deixou de ser produzida com os 429 mil pés
143 toneladas
Plantios Destruídos
89
Mudas Destruídas
61.444
Maconha Pronta
24,8kg




Segundo análise feita por Peritos Criminais Federais, três pés de maconha equivalem a aproximadamente 1(um) quilo da droga, então se dividirmos 429 mil pés por 3 (pés) teremos a quantidade de maconha que deixou de ser produzida pelos traficantes, que corresponde a 143t (cento e quarenta e três) toneladas de maconha. Durante o ano a Polícia Federal realiza 4(quatro) operações de erradicação de maconha o que faz a oferta da droga diminuir significativamente na capital pernambucana bem como no agreste e sertão, o que pode ser confrontado com as apreensões realizadas da droga no estado. O ciclo produtivo da cannabis é acompanhado de perto por policiais federais e quando vai se aproximando o período da colheita novas ações são realizadas coibindo assim a secagem e conseqüente introdução no mercado consumidor (pontos de vendas de drogas).
Tem se verificado que grande parte da maconha apreendida no estado ou é oriunda do Paraguai ou são aquelas colhidas precocemente antes da deflagração das operações de erradicação o que resulta numa erva de péssima qualidade, além de Pernambuco a Bahia também realizada operações trimestrais. Assim com essas operações consecutivas a Polícia Federal contribui significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga em nosso estado como também em outros estados do nordeste evitando assim a escalada da violência tais como furtos, homicídios, assassinatos, acertos de contas, corrupção policial, porque geralmente tais ocorrências giram em torno do tráfico de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência para a população pernambucana.