Texto em prova: “Examinai tudo. Retende o bem". (1Ts.5.21).
Constantemente
eu tenho visto irmãos (e até pastores) citarem 1Tessalonicenses 5.21
como uma ordem para, do ecletismo, extrairmos coisas boas. Aparentemente
(é só aparente), para muitos, Paulo pede a igreja para ler, ver e
ouvir, todo tipo de mensagem vinda de todas as direções. Sejam oriundas
de mestres das seitas, de ateus, de mundanos e de movimentos
controversos como G12, M12, MDA, IURD, IMPD, Confissão Positiva, Teísmo
Aberto, etc. E retirar dessas fontes aquilo que "é bom". Mas, será era
isso que o autor tinha em mente?
Se
há uma coisa que os “não ortodoxos” detestam na Bíblia chama-se
CONTEXTO. É isso mesmo, ninguém que cita algo fora de contexto gosta de
ser exortado a voltar ao verdadeiro sentido do texto. Somos considerados
"desmancha prazer", “chatos”, “pentelhos”, “bibliólatras”,
“irritantes”, etc. Porém, eu não estou aqui para agradar a homens. Meu
compromisso é com a verdade bíblica. Assim, precisamos esclarecer o
assunto. Pois, como falei acima, tem um monte de cristãos bebendo de
toda fonte amarga como se pudesse extrair água doce. As pessoas estão
entorpecidas pelo relativismo pós-moderno; embriagadas com a
prostituição contida no cálice de ouro da grande meretriz (Ap.17.4);
hipnotizados com o "canto da sereia". Espero que alguns voltem à
ebriedade espiritual e despertem dessa hipnose com a leitura desse meu
texto.
Afinal de contas: Examinar tudo é “tudo” mesmo?
Confesso que até eu já entendi assim um dia. Mas, precisamos amadurecer:
O
apóstolo Paulo nunca concordou com esse pensamento, basta ver o
contexto: “Não desprezeis as profecias”. (1Ts.5.20). Ele estava falando
das "profecias". Ele fez a mesma recomendação aos Coríntios (ver
1Co.14.29). O "exame" que ele estava solicitando é das profecias ditas
na igreja. Esse "tudo" que Paulo se refere é a "tudo" o que foi dito nas
profecias. Não tem nada haver com as heresias pregadas na mídia, os
ensinos controversos dos neo-evangélicos ou a tudo o que se ouse e ler. E
diga de passagem que as tais “profecias”, diferente do que dizem nos
jardins de oração pentecostais e dos supostos “rhemas” de líderes
neopentecostais que recebem e declaram, no contexto paulino aqui
apreciado, devem sim ser julgadas e examinadas. E não tratadas
literalmente como “palavras de Deus”. Respeitando o encerramento de toda
revelação divina doutrinária e profética nas Escrituras (Sola
Scriptura: Mt.11.13; Lc.16.16; 1Co.4.6; Pv.30.6; Ap.22.18). Pois, se
Deus não encerrou a sua revelação, então, todo “guru” que afirmar ter
visto Deus, conversado com ele, e recebido uma nova mensagem para o
mundo, deveria ser recebido pela igreja e seus escritos adicionados às
Escrituras. É como disse John Ankerberg: "Se a doutrina bíblica não é o
padrão final, então onde traçar os limites do que é ou não é cristão?".
O
cristão deve guardar-se do "fermento". Temos várias recomendações na
Bíblia quanto a isso, inclusive do próprio apóstolo Paulo:
"E Jesus lhes disse: Vede e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus". (Mt.16.6);
"Então,
entenderam que não lhes dissera que se acautelassem do fermento de
pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus". (Mt.16.12);
“Preveniu-os Jesus, dizendo: Vede, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes”. (Mc.8.15);
Comentário
bíblico: Pelo visto, Jesus não mandou seus discípulos examinarem a
doutrina dos fariseus e dos saduceus e reter o que é bom. Ele mandou
tomar cuidado e guardar-se.
"Um pouco de fermento leveda toda a massa". (Gl.5.9);
Comentário bíblico: Diferente do que muitos dizem. Só um pouco faz mal sim.
"Lançai
fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato,
sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.
Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o
fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da
verdade. Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os
impuros; refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo,
ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso,
teríeis de sair do mundo. Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis
com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra,
ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda
comais". (1Co.5.7).
Comentário
bíblico: Pelo visto, o apóstolo Paulo não mandou aqui que os crentes
examinassem tudo e ficassem com o que é bom. Pelo contrário, ele mandou
não vos associar com “irmãos” que vivem pregando heresias ou ensinos
controversos e muito menos misturarmos com suas práticas. Pelo contexto,
Paulo trata dos que estão entre nós. Ele usa a palavra grega
"sunanamignumi" (traduz no texto ARA: associásseis) que significa
"misturar-se com" ou "relacionar-se com". Ou seja, Paulo manda aos
crentes não se misturarem ou relacionarem com qualquer "irmão" que se
envolve com pecados morais e doutrinários. Mas, infelizmente, a igreja
evangélica, influenciada pelo relativismo, não considera mais pecados
doutrinários. "Cada um tem a sua doutrina". Não é isso que dizem agora?
Contudo, Paulo cita o "idólatra" no referido texto. Referindo-se a um
pecado doutrinário e não meramente moral. Uma vez que o idólatra no
mínimo é: politeísta. (doutrina que existem vários deuses). Paulo cita o
pão asmo, pão sem fermento. Hoje, não se fala mais de pecados
doutrinários. E pouco se fala de pecados morais. É triste a situação. O
pão já não é mais asmo. Maranata! Vem Senhor Jesus!
“Acautelai-vos,
para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para
receberdes completo galardão. Todo aquele que ultrapassa a doutrina de
Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina,
esse tem tanto o Pai como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz
esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas.
Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras
más”. (2Jo.1.8-11).
Comentário
bíblico: João não mandou os irmãos receberem, examinarem tudo e reterem
o que é bom daqueles que fossem em suas casas. Uma das doutrinas mais
atacadas pelos falsos mestres é a cristologia. Contudo, na interpretação
equivocada de 1Ts.5.21 tem um monte de crentes recebendo em suas casas
canções de grupos que subtraem, adicionam ou distorcem os ensinos sobre
Cristo. Ouvem e assistem mensagens de todo e qualquer que fala de Jesus
na TV, no DVD ou na internet. Mas, que Jesus? O Jesus bíblico?
Histórico? Definido pela ortodoxia?
Conclusão
Meu
querido irmão ou pastor, não leia, assista ou ouça mensagens fora da
ortodoxia bíblica. Acautelai-vos e guardai-vos. Não seja reflexivo, seja
bíblico! Reflita, medite, mas, na Palavra de Deus (Sl.1.2). Guarde o
seu coração dessas coisas. Basta um pouco para causar divisão e
destruição no meio da igreja de Cristo.
Lembre-se
que não é só no amor que devemos nos unir, mas também na verdade. Se
esta não acompanha (Ef.4.15), estamos promovendo divisão e não a unidade
do corpo de Cristo. Pense nisso.
“Rogo-vos,
irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a
mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais
inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer”.
(1Co.1.10).
“Quanto
ao mais, irmãos, adeus! Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo
parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco”.
(2Co.13.11).
Sola Scriptura!