quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Existe base bíblica para que os Adventista guardem o sábado?


Geralmente, os adventistas usam Apocalipse 14.12: “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”. Em seguida, perguntam: “Quais são os mandamentos de Deus? Não seriam os Dez Mandamentos escritos pelo dedo de Deus?”. Depois costumam ler Hebreus 4.1: “Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado”. E afirmam: “muitos professos cristãos têm falhado em guardar o sábado!”.
Devemos considerar alguns pontos antes de responder ao questionamento adventista.
Primeiramente, será que os adventistas guardam o sábado como a Bíblia ensina? Lemos em Deuteronômio (5.12-15) que o sábado deve ser guardado pelos israelitas, os seus filhos, os seus servos (empregados) e pelos visitantes. Contudo, antes de irem para o culto sabatino, os adventistas usam da água e da energia elétrica para o banho. O que estão fazendo? Lançando mão dos serviços de terceiros (servos). Também usam os veículos automotores (queima de combustível) e serviços de terceiros (motoristas e cobradores de ônibus, ou frentistas de postos de gasolina). Ao chegarem na Igreja Adventista do Sétimo Dia, usam da água (no toalete e nos bebedouros) e da energia elétrica distribuídas por alguma companhia (serviço de terceiros).
Ora, a Bíblia diz: “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos” (Tg 2.10). Assim, já erraram e profanaram o sábado. Ainda que conseguissem guardar toda a lei, a salvação jamais virá pelas obras da lei: “Ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado” (Rm 3.20).
Conforme o escritor do livro de Hebreus, como alguns têm falhado em entrar no descanso? Por meio das obras de justificação! É exatamente pela tentativa de “guardar a lei” que o sabatista falha ao tentar repousar no Senhor do sábado! Cremos que Jesus é o único (não precisamos de outro evangelho) e suficiente salvador (Por Ele ser suficiente, não há necessidade de cerimoniais elaborados de guarda sabatina).
De acordo com a Bíblia, devemos mesmo é guardar os mandamentos: “Amados, não vos escrevo mandamento novo, senão mandamento antigo, o qual, desde o princípio, tivestes. Esse mandamento antigo é a palavra que ouvistes” (1Jo 2.7 – grifo do autor).
Fonte: Revista DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário