segunda-feira, 31 de março de 2014

OS PRIMEIROS EM GARANHUNS.



Dona Arlinda da Mota Valença, irmã do ex-prefeito Amílcar e do Monsenhor Adelmar, escreveu o livro Pingos de Garanhuns, com anotações históricas importantes da vida do município. O volume foi editado recentemente pelo Instituto Histórico de Garanhuns, graças à luta do Professor Antônio Vilela.

Do livro da professora Arlinda, escolhi um trecho interessante para os leitores do blog. É um capítulo todo sobre os Primeiros em Garanhuns:

O primeiro trem - Chegou no dia 20 de setembro de 1887.
O primeiro automóvel - Dia 20 de agosto de 1916.
Primeiro avião a circular na cidade - O Garoto, na Festa do Café, em 12 de outubro de 1927
Primeiro jornal - O Garanhuns - 1905.
Primeiro cinema falado - Grossi - 1931
Primeira Emissora de Rádio - Difusora - 26 de maio de 1951
Primeiro Time de Futebol - Sport Club Garanhuns - 11 de outubro de 1919
Primeiro Prefeito - Major Antônio da Silva Souto - 20 de outubro de 1892
Primeiro Bispo - Dom João Tavares de Moura - Tomou posse no dia 20 de outubro de 1919.
Primeiro Comandante do 71 BI - Gabriel Duarte de Oliveira - 4 de março de 1967
Primeiro Diretor do Diocesano - Padre José Ferreira Antero - 1915
Primeira Diretora do Sta. Sofia -  Elisabeth Doubleere - 1912
Primeiro Diretor do Estadual Jerônimo Gueiros -  Prof. Manoel Lustosa - 1960
Primeiro Diretor do Colégio XV - Pastor Martinho de Oliveira - 1900

Segundo a professora o primeiro automóvel que apareceu na cidade veio da cidade de Pedra, em Alagoas, e pertencia ao empresário Delmiro Gouveia, um dos idealizadores da usina de Paulo Afonso. Hoje esse personagem histórico dá nome a um município no interior alagoano.

Fonte: Roberto Almeida 

FAZ BEM OUVIR...ALEGRA A ALMA.


PÉROLAS DIÁRIAS.


"...A saber, que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação." (2 Coríntios 5.19).

O que significa o sangue de Jesus Cristo para você? Não se trata de pensar apenas de maneira abstrata sobre o assunto. É necessário que nossos corações sejam comovidos profundamente por esse fato, pois: "...sem derramamento de sangue não há remissão." A primeira e fundamental afirmação desse versículo se refere sem dúvida ao sacrifício expiatório do nosso Senhor Jesus. Mas, ao mesmo tempo, também se refere diretamente a nós. Será que realmente já nos demos conta do que a Bíblia entende pelo sangue de Jesus Cristo? Sangue e vida são unidos inseparavelmente. Muitas vezes consideramos o sangue de Jesus como um remédio que faz milagres. Mas, na verdade, através do derramamento do Seu sangue precioso Jesus realizou completa expiação!

Você sabe o tamanho da responsabilidade que temos quando aprendemos a conhecer o maravilhoso poder do sangue de Jesus, mas não estamos dispostos a arcar com as conseqüências de um discipulado sério? Pois o Senhor Jesus transpôs o abismo intransponível entre Deus e sua alma, por meio de Sua própria morte. Mas você, alguma vez, já cruzou essa ponte e exclamou de todo coração: "Meu Deus, estou decidido a ser Teu por toda a eternidade!"?

31 DE MARÇO NA HISTÓRIA.


1889 
Inaugurada em Paris a torre Eiffel

1958 
URSS suspende testes atômicos e exorta o Reino Unido e os EUA a fazerem o mesmo.

1959 
Dalai Lama escapa de tropas chinesas e fuge para a fronteira com a Índia.

1967 
Ministro da Defesa da União Soviética, marechal Rodion Malinovski, morre em Moscou, aos 69 anos.

1967 
Vaticano anuncia doação de 1,5 milhão de dólares ao Vietnam do Norte, para compra de remédios.

1971 
Vietnam do Sul considera vitoriosa a incursão militar ao Laos.

1972 
Chile indeniza a Kennecott Copper Corporation pela nacionalização da mina de El Teniente.

1982 
Às vésperas de iniciar a geração de energia elétrica, a usina nuclear de Angra 1 sofre vazamento em uma válvula próxima à turbina.

1983 
EUA negam a entrega de caças F-16 a Israel enquanto não forem retiradas as tropas do Líbano.

1984 
Fogo destrói igreja de Nossa Senhora da Conceição da Barroquinha, do século XVIII, em Salvador. Fonte:Barsa.

“CARTÃO VERMELHO” PRA MARIANA VALADÃO: PÚBLICO COSPE E REJEITA, MAS NO FIM DO SHOW O AMOR GOSPEL PREVALECE.


Mariana Valadão se apresenta em Caçador em meio a dificuldades e surpreende público
A cantora Mariana Valadão desabafou nas redes sociais a respeito do show na cidade de Caçador (SC) onde se apresentou na última segunda-feira (24). O público do evento, vaiou a cantora por conta do atraso do início das apresentações. Mariana explicou que foi a primeira vez que a prefeitura de Caçador organizou um evento com uma atração gospel, mas a população que aguardava a dupla sertaneja Thaeme e Thiago dentre outras atrações naquela noite, não gostou da mensagem que a cantora tinha para oferecer. “Para minha surpresa a grande maioria das pessoas que estavam ali fizeram cara feia, cuspiram, me mandaram sair do palco…rejeitaram a mensagem que eu estava levando que era o amor de Deus com minhas canções”, escreveu. Mas ao longo dos 40 minutos de apresentação muitas coisas mudaram, e algumas das pessoas que estavam reclamando foram tocadas e terminaram a noite emocionadas. “A glória do Senhor invadiu aquela multidão e estes mesmo que rejeitaram a Cristo e a mim estavam chorando perplexos, extasiados e arrepiados sem entender o que estava acontecendo! Muitos corações se renderam ao amor de Deus!”, relatou Mariana.
Como uma das principais cantoras do gospel, Mariana Valadão nunca tinha passado por uma situação parecida, mas ela não se deixou abater e completou a apresentação. “A rejeição no começo do show não me intimidou, continuei a cantar e a sorrir olhando nos olhos deles deixando fluir através de mim o Amor do Pai! Creio nos muitos frutos de vida nessa noite!”, disse.
Sobre o evento
A apresentação da cantora Mariana Valadão fazia parte da programação de aniversário da cidade de Caçador. A representante do gospel se apresentaria às 17h, abrindo as apresentações dos dia, mas por problemas técnicos ela só subiu ao palco às 22h. O público culpou a cantora evangélica pelo atraso, mas de acordo com pessoas que estavam no local às 16h o palco não estava montado, pois parte dos equipamentos estava com a equipe da dupla sertaneja que estava presa no aeroporto de Curitiba devido ao atraso do voo. Ainda de acordo com essas pessoas, o palco só foi montado às 20h. A produção do evento não se responsabilizou pela falta de organização e alega resistência de Mariana ao entrar no palco, porém o próprio público diz ter presenciado discussões entre as equipes de produção e organização.
***
Nota do Blogueiro: Ofensas, cuspis, vaia e expulsões. Gente, tudo isso é para Glória de “deuzus”. Pra que tanto escândalo? Acontece! Show é show. Necessita de um bom público, palco, som, luzes, e o principal: a “Estrela da Noite”, no caso, a Mariana Valadão. Coitada, não teve culpa de nada. Ela só veio cumprir a tabela, vender seu produto, cantar suas músicas, repetir aquela ministração que fez em dezenas shows, fazer o povo pular, chorar e sair com aquela sensação gospel pensando: “que show foi esse? Vaiei demais, cuspi demais, mas graças a ‘deuzuz’ ainda pulei demais, gritei demais e até chorei demais. Desculpa Mariana! Brigadu “deuzuz”!
Alguém já disse certa vez: pior do que cuspir no prato que comeu, é comer no prato que cuspiu. Isto é, galera do gospel, ‘decepcionô’!
[Antognoni Misael, editor do Arte de Chocar].

Somos apenas servo.



É incrível a forma como muitos dos ditos cristãos têm se comportado, de forma oposta aos princípios norteadores, descritos por Cristo, aos verdadeiros cristãos.  A consciência plena de nossa submissão total, completa e integral ao senhorio do Senhor Jesus é marca visível deste princípio.  No entanto, muitos tendem a se portarem como sendo algo além de servo.
 É óbvio que esta atitude vem transvestida de posicionamentos e práticas enganosas.  São os lobos que transvestem de ovelhas para enganar e ludibriar os santos do Senhor.
 É importante salientar que o engrandecimento do Reino perpassa pela atividade dos chamados, ou seja, dos que são e se portam como verdadeiros servos do Senhor.


É isso!

Samuel Mariano vai participar dos Gideões 2014, em Camboriú (SC).



Será a 32ª edição do maior evento missionário do país
O cantor Samuel Mariano, da AD Maragogi, no litoral de Alagoas, será um dos cantores oficiais do 32º Congresso Internacional de Missões, na cidade de Camboriú (SC) entre os dias 26 de abril e 5 de maio . Mariano está agendado para o dia 3 de maio, à noite.
Ele foi convidado pelo pastor Reuel Bernardino, vice-presidente dos Gideões Missionários da Última Hora. “Meu telefone tocou... Era o pastor Reuel me fazendo o convite pra esta no Gideões este ano... Confesso que fiquei sem palavras, mas ao mesmo tempo veio uma palavra e falei: como vai ser pra ir? Ele disse: você vem com sua banda tudo pago pelo gideões e vou deixar no dia 03 um período pra você cumprir seu chamado que é ganhar almas... Ai o sorriso veio no canto da boca e confirmei...(sic)”, postou Samuel em uma rede social.
“Vamos lá naquele pavilhão e no estádio cantar e ganhar vidas pro Reino de Deus. Orem por mim, estou indo ganhar almas e representar meu nordeste junto com outros amigos”, acrescentou o cantor.
Além de Samuel Mariano, o evento terá a participação de outros 80 pastores de várias regiões do país e do exterior. Também são esperadas várias caravanas de evangélicos para o congresso. Cerca de 700 ônibus, em média, devem parar na cidade para levar turistas ao local.
O Congresso deste ano terá como tema Gideões! Não virem as costas para o clamor do mundo em agonia. Os Gideões Missionários da Última Hora sustentam 1.319 famílias de missionários em 42 nações, trabalhando em 62 projetos.
Títulos Missionários
O congresso dos GMUH conferiu a cidade de Camboríu fama e títulos. Em março de 2010 foi aprovado o Projeto de Lei nº 129/09, do deputado Kennedy Nunes (PP), que reconhece Camboriú como Capital Catarinense de Missões. Em 2011, o Projeto de Lei nº1332 de 2010 do Deputado Federal Pr. Marco Feliciano deu ao Município de Camboriú o título de “Capital Nacional das Missões Cristãs”. Os Gideões têm a direção do pastor Cesino Bernardino, presidente e do seu filho, Reuel Bernardino, vice-presidente.

Marigleide Moura

Impacto do aquecimento global será 'grave e irreversível', diz ONU.

Enchente no Paquistão em 2010. Foto: AFP

Enchentes como esta no Paquistão, ocorrida em 2010, ameaçarão cada vez mais a humanidade, diz ONU
O impacto do aquecimento global será "grave, abrangente e irreversível", segundo um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês) divulgado nesta segunda-feira.
Autoridades e cientistas reunidos no Japão afirmam que o documento é a avaliação mais completa já feita sobre o impacto das mudanças climáticas no planeta.

Mudanças climáticas vão afetar a saúde, a habitação, a alimentação e a segurança da população no planeta, segundo o relatório.Integrantes do IPCC dizem que até agora os efeitos do aquecimento são sentidos de forma mais acentuada pela natureza, mas que haverá um impacto cada vez maior sobre a humanidade.

O teor do documento foi alvo de intensas negociações em reuniões realizadas em Yokohama. Este é o segundo de uma série de relatórios do IPCC previstos para este ano.
O texto afirma que a quantidade de provas científicas do impacto do aquecimento global dobrou desde o último relatório, lançado em 2007.
"Ninguém neste planeta ficará imune aos impactos das mudanças climáticas", disse o diretor do IPCC, Rajendra Pachauri, a jornalistas nesta segunda-feira.
O secretário-geral da Associação Mundial de Meteorologia, Michel Jarraud, disse que se no passado as pessoas estavam destruindo o planeta por ignorância, agora já não existe mais esta "desculpa".

Enchentes e calor

O relatório foi baseado em mais de 12 mil estudos publicados em revistas científicas. Jarraud disse que o texto é "a mais sólida evidência que se pode ter em qualquer disciplina científica".
Nos próximos 20 a 30 anos, sistemas como o mar do Ártico estão ameaçados pelo aumento da temperatura em 2 graus Celsius. O ecossistema dos corais também pode ser prejudicado pela acidificação dos oceanos.
"

Ninguém neste planeta ficará imune aos impactos das mudanças climáticas"
Rajendra Pachauri, diretor do IPCC
Na terra, animais, plantas e outras espécies vão começar a "se deslocar" para pontos mais altos, ou em direção aos polos.
Um ponto específico levantado pelo relatório é a insegurança alimentar. Algumas previsões indicam perdas de mais de 25% nas colheitas de milho, arroz e trigo até 2050.
Enquanto isso, a demanda por alimentos vai continuar aumentando com o crescimento da população, que pode atingir nove bilhões de pessoas até 2050.
"Na medida em que avançamos [as previsões] no futuro, os riscos só aumentam, e isso acontecerá com as pessoas, com as colheitas e com a disponibilidade de água", disse Neil Adger, da universidade britânica de Exeter – outro cientista que assina o relatório.
Enchentes e ondas de calor estarão entre os principais fatores causadores de mortes de pessoas. Trabalhadores que atuam ao ar livre – como operários da construção civil e fazendeiros – estarão entre os que mais sofrerão. Há também riscos de grandes movimentos migratórios relacionados ao clima, além de conflitos armados.

Quem paga?

Em lugares como a África, as pessoas estarão particularmente vulneráveis. Muitos que deixaram a pobreza nos últimos anos podem voltar a ter condições de vida miseráveis.

O que é o IPCC?

A função do Painel Intergovernamental da ONU para Mudanças Climáticas (IPCC), nas suas palavras é "suprir o mundo com visões científicas claras sobre o estado atual do conhecimento em mudanças climáticas e seus potenciais impactos ambientais e socioeconômicos".
Com o aval da ONU, a entidade já produziu quatro grandes relatórios até hoje.
O IPCC é uma organização pequena, sediada em Genebra e com uma equipe de 12 funcionários que trabalham em turno integral. Todos os cientistas que colaboram com o painel o fazem de forma voluntária.
Mas o professor Saleemul Huq, outro coautor do relatório, disse que os países ricos não estarão imunes.
"Os ricos terão que se preparar para as mudanças climáticas. Estamos vendo isso agora na Grã-Bretanha, com as enchentes de poucos meses atrás, as tempestades nos Estados Unidos e a seca no Estado da Califórnia", disse Huq.
"Estes eventos são multibilionários, que precisam ser pagos pelos ricos, e existe um limite no que eles podem pagar."
Outro coautor, Chris Field, apontou que existem alguns lados positivos do relatório. Segundo ele, o mundo tem condições de administrar os riscos previstos no documento.
"Aquecimento global é algo muito importante, mas nós temos muitas ferramentas para lidar de forma eficiente com isso. Só é preciso lidar de forma inteligente com isso", diz Field.
Mas um dos problemas que ainda não tem resposta é: quem pagará a conta?
"Não cabe ao IPCC definir isso", disse José Marengo, cientista brasileiro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que participou das negociações em Yokohama.
"O relatório fornece a base científica para dizer que aqui está a conta, alguém precisa pagar, e com essas bases científicas é relativamente mais fácil ir às negociações da UNFCCC [Convenção Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas] e começar a costurar acordos sobre quem pagará pela adaptação [do planeta]."
BBC - BRASIL

Templo recorde.


Palavra de consolos
Avanço evangélico
Silas Malafaia inaugura na semana que vem no Rio de Janeiro o maior templo de sua igreja no Brasil. Erguida em dezenove meses, custou 30 milhões de reais.
Lindbergh Farias e Luiz Fernando Pezão, adversários pelo governo do Rio de Janeiro, participarão da inauguração.

Por Lauro Jardim

GARANHUNS

Abril seco.


Situação preocupante
Situação preocupante
Abril começa amanhã com previsões sombrias para a área de energia elétrica, feitas pelos órgãos oficiais. De acordo com o ONS, somente no Nordeste a previsão é mais águas entrando nos reservatórios em comparação ao mês de março.
No resto, incluindo os reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste, que representam 70% da capacidade do sistema, vai piorar. Abril era a última esperança: é o final da estação chuvosa.
Como fazer para reverter a trágica situação em tempos de seca ninguém sabe – até por que é um caso sem solução. O racionamento, assim, fica cada vez mais perto dos brasileiros.


Por Lauro Jardim

sexta-feira, 28 de março de 2014

ASSAÍ - Garanhuns.

A unidade da Rede Assaí, está com as obras adiantadas.
Em breve iremos ter mais uma opção de compras na nossa sofrida Garanhuns, e também empregos para a nossa população.
Espero que não siga a ideologia exploratória dos que aqui se instalaram, pois no início são uma coisa, depois mostram na realidade para que vieram, na atualidade não beneficiam a maior parte da população.
 Mais que exista uma concorrência, como é comum nesse seguimento.
Vamos esperar. 




LIXO NA CALÇADA.

Continua o mesmo problema na Rua: Dom Luis  de Brito, (Beco do Bispo) aquela ao lado do Bradesco, Centro Comercial de Garanhuns.

Não sem quem coloca o lixo na calçada, obrigando o pedestre a disputar espaço com os veículos que ali circulam, apenas lembrando: O lugar de pedestre é na calçada, salvo se neste caso específico, ele levite o que acho impossível.

Já denunciei anteriormente neste espaço, alguns dias parou, porém se vê a mesma coisa.

Vamos lá autoridade competente, afinal na briga de ferro contra  carne e osso, certamente essa levará prejuízo em detrimento daquele.



CONGREGAÇÃO - JOSÉ LEITÃO / ASSEMBLEIA DE DEUS GARANHUNS - PE.

Estivemos na data de ontem 27MAR14, cumprindo Escala de Culto, na Congregação José Leitão Garanhuns.
Cooperando está ali, o Diácono José Carlos, que tem feito a vontade do MESTRE.

Diácono José Carlos, dirigente na congregação.


Auxiliar Moacir.

Auxiliar Sebastião, e seu teclado.

Vista interna do templo, em via de conclusão de reforma.

Comissão.







FAZ BEM OUVIR... ALEGRA A ALMA.


Onde eu encontro na Bíblia que João foi jogado dentro de um caldeirão fervendo?

Lendo a pergunta sobre o apóstolo João, o primeiro pensamento que vem a mente é que não existe escrito na literatura Joanina que fale que João foi jogado em um caldeirão de óleo fervente. Assim podemos dizer que esta é uma pergunta sem resposta. Digo resposta conforme a pergunta, sabemos, entretanto que a tradição dos padres da Igreja em seus escritos narraram este fato.
Procurei me cerificar na literatura que existe de São João, mas somente a tradição dos padres da Igreja narraram este acontecimento.
Coloco três citações, dentre as tantas que existem e que poderão servir de ilustração:
Primeira citação: Baseada na tradição da Igreja.
“A tradição sugereque, durante os últimos anos de sua vida, João esteve encarregado de igrejas na província romana da Ásia Menor, com sede em Éfeso. De acordo com a tradição, João foi lançado em um caldeirão cheio de óleo fervente. Como não morreu, foi enviado à Ilha de Patmos, (Domiciano era imperador Romano) ainda que se acredite que tenha sido liberado quando Nerva se tornou imperador em 96 d.C.”
Segunda citação:
“O apóstolo João aguentou muitas provas nas províncias romanas. Uma vez o lançaram num caldeirão de azeite fervente, mas o Senhor preservou-lhe a vida. Abandonaram-no na ilha de Patmos, mas não morreu ali. Depois de ser resgatado de Patmos, João foi obrigado a tomar veneno, o qual não lhe fez dano. Morreu pacificamente em Éfeso na idade de mais de oitenta anos”.

Terceira citação:
“O ‘discípulo amado’ era irmão de Tiago, o Maior. As igrejas de Esmirna, Pérgamo, Sardes, Filadélfia, Laodicéia e Tiatira foram fundadas por ele. Enviado de Éfeso a Roma, conta-se que foi jogado num caldeirão de óleo fervente, de onde escapou milagrosamente, sem dano algum. Dominicano exilou-o na ilha de Patmos, onde lhe foi revelado o livro de Apocalipse. Nerva, o sucessor de Dominicano, libertou-o. Dentre todos os apóstolos, foi o único a ter morte natural.