terça-feira, 19 de maio de 2015

Como dormir melhor em 3 passos.

 sono (Foto: masha krasnova-shabaeva / flickr/  creative commons)

ONY Times fez uma matéria bem bacana com o neurologista e especialista em sonoChristopher Winter. Winter analisou os padrões de sono de atletas - principalmente de jogadores de baseball - durante dois anos. Ele descobriu que 86% dos 'pacientes' com problemas de sono já não jogava mais em times principais no fim da pesquisa, adicionando mais evidências ao que já sabemos: a qualidade de sono é essencial para ter uma vida mais saudável. 
Da matéria - imperdível para quem lê em inglês - resumimos três sugestões de Winter para quem está com problemas para dormir. Confira:
1. Deixe a luz de fora - de acordo com Winter é essencial que seu quarto seja à prova de luz. Invista em blecautes nas cortinas e, em viagens, use uma máscara sobre os olhos para garantir o escurinho em quartos de hotéis, aviões ou ônibus. Também é importantíssimo deixar as telas para fora do quarto, sejam TVs ou até o smartphone. A luz azul emitida por elas faz com que o hormônio associado ao sono, a melatonina, não seja liberado. 
2. A insônia não faz parte de sua personalidade - pare de acreditar que a insônia faz parte de sua personalidade. A insônia é uma condição. E se passar das 10 da noite e você ainda não estiver com sono não fique nervoso. Confie que o sono virá. Segundo Winter não há pessoas que são insones por natureza, é o ambiente e seu cotidiano que as deixa assim. 

3. Não conte ovelhas - ok, você está se revirando na cama, sem conseguir pregar os olhos. O que você faz? Não conte ovelhas - repita atividades cotidianas em sua cabeça minunciosamente. Se você trabalha em uma loja, por exemplo, repasse uma venda em detalhes. Isso pode te trazer mais sono.

Revista Galileu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário