segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Como vivem os cristãos na Síria hoje.


Como vivem os cristãos na Síria hoje

Os cristãos são minoria na Síria, em número de aproximadamente 2,3 milhões de pessoas, ou um décimo da população do país. A guerra civil que dura mais de 4 anos colocou grande pressão sobre a comunidade cristã. Os líderes afirmam que mais de mil cristãos sírios foram mortos nos combates, mais de 400 mil estão refugiados em outras regiões do país, e mais de 40 igrejas cristãs, orfanatos e centros médicos destruídos ou danificados como resultado do conflito.

Refugiados.
Os refugiados sírios cristãos, como todos os refugiados sírios, estão em risco de perder sua propriedade e os meios de subsistência, por abandonarem a região fugindo de ameaças e invasões constantes do Estado Islâmico. O Líbano e a Turquia têm recebido, por exemplo, um número crescente deles. Muitos não estão registrados em instituições de assistência e apoio locais e internacionais e não recebem ajuda de nenhuma organização.

Segurança alimentar.
Todos os sírios, incluindo cristãos, enfrentam diariamente a falta de segurança alimentar. A insegurança é uma grande preocupação, especialmente nas seis províncias do norte detidas pela oposição. Os casos de desnutrição são evidentes e estão aumentando à medida que o conflito continua. Além da escassez de alimentos generalizada, as condições de inverno rigoroso e a ausência de sistemas de aquecimento fazem os desafios crescerem.

Comida e bebida em geral tornou-se difícil de obter devido à falta de materiais e seus preços altos e muitos produtos, como o leite, não estão disponíveis no mercado. Ainda há uma grave escassez de pão. Da ajuda enviada de diferentes países, a maioria não alcança os cristãos que estão enfrentando as mesmas condições que os outros cidadãos. A agricultura começou a deteriorar-se há dois anos, como resultado da falta de subsídios para os agricultores como fertilizantes e pesticidas, o que levou à improdutividade agrícola.

A igreja brasileira pode fazer muito ao orar e clamar pela vida dos cristãos perseguidos e refugiados no Iraque e Síria.

Pedidos de oração
- Ore para que eles sejam encorajados e permaneçam firmes mesmo diante da perseguição constante.
- Clame a Deus que todos os cristãos recebem ajuda humanitária de organizações presentes nessas regiões de conflito.
- Ore pelo perseguidor. Que ele encontre a Verdade e seja liberto.

Esperança para a igreja no Iraque e Síria.
Todos os dias, vemos e ouvimos nos meios de comunicação histórias de refugiados, e sabemos que eles precisam de nossa ajuda e de nossas orações. É por esse motivo que convidamos você a participar do Domingo da Igreja Perseguida (DIP), um dia de intercessão pelos cristãos perseguidos ao redor do mundo.
CPAD / NEWS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário