segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Que doença tem a pessoa com corcunda?

corcunda2

“O que é a corcunda? Um osso, uma gordura? Que doença é essa? (Daniela Sobrinho).
Daniela, a corcunda não é UM osso, e sim vários ossos “entortados” na nossa coluna. Os ossos da coluna são chamados de vértebras e existem 24 delas desde o pescoço até a lombar. São classificadas em 3 partes: cervical, torácica e lombar. A partir da lombar está a parte final da coluna, chamada sacrococcígea, onde existem cerca de 7 vértebras fusionadas.
Quando vista lateralmente, nossa coluna mostra 3 curvaturas normais: lordose cervical, cifose torácica e lordose lombar. Se uma dessas curvaturas é maior do que deveria, são consideradas patológicas e recebem o nome de hiper cifose ou hiper lordose. Entre cada uma das 24 vértebras estão os discos intervertebrais, que permitem a movimentação da coluna e funcionam como amortecedores de impacto. É a presença deles que permite o aumento das curvaturas normais da coluna.
A corcunda é a hiper cifose torácica e pode existir por vários motivos. Pode ser congênita ou adquirida por fatores ambientais ou por doenças associadas, distúrbios de crescimento, fraturas, tumor, doenças degenerativas como osteoporose, entre outras. Dependendo da causa, a hiper cifose terá um tratamento específico, podendo ser com exercícios físicos e fisioterapia, uso de colete ou cirurgia.

Fonte:Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário