VISTA AÉREA DE GARANHUNS - PE |
BANDEIRA DE GARANHUNS |
Garanhuns surgiu simultaneamente às guerrilhas dos escravos quilombolas - as tropas que combatiam os escravos fugidos se instalaram em 1671 na Sesmaria dos Burgos N.S. do Desterro. A sede da capitania era a Fazenda do Garcia, e posteriormente o Sítio Tapera, adquirido pelo tenente-coronel Manoel Ferreira de Azevedo, marido de Simoa Gomes de Azevedo, neta de Domingos Jorge Velho.
Em 1878, o deputado provincial Silvino Guilherme de Barros, Barão de Nazaré, visitou a então Vila de Garanhuns, interessando-se pela potencialidade da mesma. Ao retornar a Recife propôs um projeto de lei que elevasse Garanhuns de Vila a Cidade. A Lei, de número 1309, foi sancionada a 4 de fevereiro de 1879. A cidade destacou-se na agropecuária e no comércio, acelerados pela instalação da Estação Ferroviária a 28 de setembro de 1887 (hoje a Estação é um Centro Cultural) ligando a cidade ao Recife, passando por diversas cidades e vilas do Agreste e da Zona da Mata.
Garanhuns é conhecida nacionalmente pelo seu clima de montanha, sendo formada pelas famosas Sete Colinas dentre outras:
1 – Antas;
2 – Columinho;
3 – Ipiranga;
4- Magano;
5 – Sinai;
6 – Quilombo;
7 – Triunfo.
Sua altitude, em relação ao nível do mar, registra 842m no centro da cidade e 1080 no alto do Magano, seu ponto mai elevado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário