Aumento se deve à maior facilidade que os casais passaram a ter para se divorciar após lei ter sido alterada no ano passado. |
Os cartórios de notas do Estado de São Paulo realizaram, no primeiro semestre de 2011, 6.721 divórcios, um aumento de 286% sobre o mesmo período de 2010, quando ocorreram 2.348 separações. O levantamento foi feito pelo Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP), entidade que representa o setor no Estado. A tendência de crescimento já havia sido revelada no balanço final de 2010.
Segundo a CNB-SP, esse crescimento expressivo é consequência da maior facilidade que os casais passaram a ter para se divorciar com a publicação, em julho do ano passado, da Emenda Cosntitucional 66, que extinguiu os prazos de oficialização. Antes, os casais só podiam romper o vínculo do casamento civil após um ano de separação formal ou dois vivendo em casas separadas.
Ainda segundo o comunicado, os divórcios em cartórios começaram em 2007 após a autorização obtida com a Lei 11.441. Naquele ano, ocorreram 4.080 formalizações sem a necessidade de ingresso no Poder Judiciário “porque foram resolvidos consensualmente em cartório perante um tabelião de notas”. Esse número subiu para 4.394 no ano seguinte.
Fonte:último segundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário