terça-feira, 16 de abril de 2013

FMI reduz projeção de crescimento da economia do país para 3%.

 O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu para 3% a projeção de crescimento da economia brasileira este ano. A estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, foi reduzida em 0,5% com relação à previsão divulgada pelo organismo em janeiro. A estimativa para 2014 foi ajustada para cima em 0,1 ponto percentual, alcançando agora 4%.

As projeções foram divulgadas nesta terça-feira (16/4) no segundo o relatório trimestral Panorama Econômico Global. Para o FMI, o crescimento da economia brasileira será menor que a média mundial (3,3%) prevista para 2013. A estimativa ficou 0,2 ponto percentual abaixo do projetado em janeiro. Em 2014, a expectativa é que o crescimento da economia mundial seja 4%, a mesma projeção anterior.

Essa desaceleração, segundo o FMI, “foi particularmente acentuada no Brasil, a maior economia da região [América Latina], onde políticas de estímulo não foram capazes de estimular o investimento privado”. A desaceleração brasileira, acrescenta a instituição, acabou contagiando os tradicionais parceiros comerciais do país na região, como a Argentina, o Paraguai e o Uruguai.

De acordo com avaliação do FMI, neste ano, a expectativa é que haja recuperação da atividade econômica no Brasil como resposta às reduções da taxa básica de juros no ano passado e às medidas para estimular o investimento privado. Mas, segundo a instituição, restrições de oferta podem limitar o ritmo de crescimento no curto prazo.
Fonte:Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário