I. O PRINCÍPIO DA MONOGAMIA
1. Monogamia X Bigamia.
2. A poligamia torna-se comum.
3. Em o Novo Testamento.
a) Uma esposa e um marido.
b) A harmonia conjugal.
c) A monogamia na liderança cristã.
II. O PRINCÍPIO DA HETEROSSEXUALIDADE
1. “Macho e fêmea os criou”.
2. “E se unirá à sua mulher”.
III. A INDISSOLUBILIDADE DO CASAMENTO
1. Uma só carne.
2. A porta de entrada para o divórcio.
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I. O PRINCÍPIO DA MONOGAMIA
1. Monogamia X Bigamia. DEUS instituiu o casamento monogâmico, ou seja, um homem e uma mulher.
Bigamia - Um homem casado com duas mulheres. Bigâmicos famosos na
Bíblia - Lameque, Esaú, Jacó (que pode ser considerado poligâmico),
Elcana.
2. A poligamia torna-se comum. O pecado se alastrou e vemos casos
como o de Jacó, Davi, Salomão, Gideão e outros reis de israel. Isaque
foi grande exemplo de monogamia. Abraão (Gn 16.1-9; 21.8-14); Jacó (Gn
30.1-24; 37.1-4, 17-36); Gideão (Jz 8:29-9:57); Davi (2 Sm 11; 13);
Salomão (l Rs 11:1-11).
3. Em o Novo Testamento. Aqui já se tem quase que total conhecimento da monogamia como sendo o desejo de DEUS.
a) Uma esposa e um marido. JESUS (Mt 19.4) e Paulo ensina sobre casamento monogâmico.
b) A harmonia conjugal. Cada um deve ter a sua própria mulher e esta o seu próprio marido (1 Co 7.1,2)
c) A monogamia na liderança cristã. Todos os líderes devem ser exemplo para os fiéis - (1 Tm 3.2, 12)
II. O PRINCÍPIO DA HETEROSSEXUALIDADE
1. “Macho e fêmea os criou”. DEUS criou uma Eva para Adão e não um Ivo.
2. “E se unirá à sua mulher”. A bíblia proíbe a prática do
homossexualismo, quer masculino, quer feminino. (Dt 23.17; Lv 18:22;
20:13., Rm 1.27 e 1 Co 6.10)
III. A INDISSOLUBILIDADE DO CASAMENTO
1. Uma só carne. A união é de corpo, alma e espírito - Física, sentimental e espiritual - essa é a vontade de DEUS.
2. A porta de entrada para o divórcio. Se não houver perdão e o amor
no casamento junto com o temor a DEUS esse casamento estará com as
portas abertas ao divórcio não autorizado por DEUS.
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AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Teológico
“Da indissolubilidade - A natureza indissolúvel do casamento vem desde a sua origem:
‘Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à
sua mulher, e serão ambos uma só carne’ (Gn 2.24). O Senhor JESUS CRISTO
disse que essa passagem bíblica significa a indissolubilidade do
casamento: ‘Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que
DEUS ajuntou não separe o homem’ (Mt 19.5,6). É uma união íntima entre
duas pessoas de sexos opostos que assumem publicamente o compromisso de
viverem juntas; é uma aliança solene, um pacto sagrado, legal e social.
Não existe no universo, entre os seres vivos inteligentes, uma
intimidade maior do que entre marido e mulher, exceto apenas entre as
três pessoas da trindade.
O voto solene de fidelidade um ao outro ‘até que a morte os separe’,
que se ouve dos nubentes numa cerimônia de casamento, não é mera
formalidade. Isso tem implicações profundas diante de DEUS: ‘Porque o
SENHOR foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade’ (Ml 2.14). O
compromisso que os noivos assumem é diante de DEUS, independentemente
de o casal ser ou não crente em JESUS. Isso diz respeito ao casamento
per si, vinculado de maneira intrínseca à sua natureza, pois assim DEUS
estabeleceu essa aliança ‘até que a morte os separe’” (SOARES,
Esequias. Casamento, Divórcio & Sexo à Luz da Bíblia. 1.ed. Rio
de Janeiro: CPAD, 2011, pp.16-7).
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA GIlHAM, Anabel; Bill. Conversas Francas sobre o Casamento. 7. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.
SOUZA, Estevam Ângelo. …e fez DEUS a família: O padrão divino para um lar feliz. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
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