Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um
contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso,
vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o
que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém
precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos
aniversariantes da semana, se houver. Com esta atitude, somada aquela
do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
- Falem sobre o tema da aula: Conflitos familiares.
- Iniciem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Gotas de Óleo”.
- Falem sobre o tema da aula: Conflitos familiares.
- Iniciem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Gotas de Óleo”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, contextualizando com o
tipo de aluno que vocês ensinam, buscando sempre a participação deles.
Tenham uma excelente e produtiva aula! Texto Pedagógico: A utilização de Recursos Visuais na EBD
Tenham uma excelente e produtiva aula! Texto Pedagógico: A utilização de Recursos Visuais na EBD
A todo o momento recebemos estímulos visuais e também auditivos que objetivam chamar nossa atenção, para determinados fins.
Na Educação Cristã, os recursos visuais são também fonte de motivação para o ensino, tanto para crianças como para adultos.
Mas, o que são recursos visuais? Entende-se que são imagens que
facilitam a aprendizagem, que podem ser simples ou mesmo sofisticadas,
tecnológicas ou não, por exemplo: gravuras, objetos, mapas, cartazes,
slides, filmes etc.
Vejamos, então algumas vantagens de sua utilização:
- Desperta a atenção
- Estimula o interesse e a percepção
- Torna a aprendizagem mais rápida
- Aumenta a retenção da aprendizagem
- Motiva a apresentação e o aluno
- Torna a aula mais atrativa
Sabendo dessas vantagens, o professor deve utilizar, sempre que
possível, os recurso visuais, nas aulas da EBD, agregando também outras
formas de facilitação da aprendizagem, conforme sua criatividade e
condições.
Há
uma pesquisa, muito difundida no meio educacional, que aponta o
percentual de retenção da aprendizagem de acordo os sentidos envolvidos
no ensino:
O aluno aprende: 20% do que ouve 30% do que vê 50% do que vê e
ouve 70% do que ouve, vê e fala 90% do que ouve, vê, fala e faz
Observem que quando apenas ouvimos durante a aula, retemos apenas 20%
do que foi falado. Mas, o percentual aumenta para 50% quando, além da
fala, há elementos visuais. E vai aumentando quando participamos,
refletimos e praticamos. Então, quanto mais sentidos envolvidos na
aprendizagem mais eficaz ela será!
Então, professor, além de sua fala, agregue outros recursos ao
ensino, buscando a participação do aluno para que haja uma quebra da
passividade do ouvinte durante a exposição do tema, tornando-o sujeito
ativo do seu conhecimento. Com isto haverá uma mudança de paradigma da
aula da EBD - aquela que comumente vemos: o professor falando e os
alunos escutando… Para que na verdade isto aconteça é imprescindível uma
tomada de consciência do professor como agente facilitador da
aprendizagem.
“Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve, compreende a
palavra e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta e outro trinta.” Mt
13.23
Por Sulamita Macedo.
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