I.PALAVRA E
SUAS DEFINIÇÕES.
A educação é o desenvolvimento e o cultivo sistemático das
capacidades naturais, por meio do ensino, do exemplo e da prática. Inclui tanto
o conhecimento te6rico quanto a experiência prática, no desenvolvimento de habilidades
diversas. Em um sentido formal, essa palavra indica o ensino como um sistema,
servindo de sinônimo da palavra «pedagogia», No sentido bíblico, porém, o
processo da educação combina-se com os princípios espirituais que, segundo se
espera, emprestam poder e significado aos ensinos que transcendem os meios
intelectuais normais e os meios
humanos práticos. A revelação é
a inspiração saem em ajuda da educação, pelo que também o Senhor Jesus Cristo é o supremo exemplo que as pessoas bem -
educadas deveriam seguir e
tentar duplicar, tanto na natureza quanto na prática.
O moderno vocábulo hebraico para «treinar» deriva-se do mandamento que aparece
em Provérbios 22:6 e que
nossa versão portuguesa traduz por: «Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se
desviará dele». Outros termos
relacionados à educação são aqueles que denotam as ideias de instrução e aprendizagem. Todos os bons processos de educação
dispõem do Compêndios
adequados. No tocante ao processo da educação espiritual, o texto principal é a
Bíblia, havendo outras obras que suplementam o conhecimento adquirido através
da Bíblia, que fornecem instrução quanto a todas as variedades de conhecimento que
podem ter alguma aplicação espiritual.
Mestres são providos para ajudar no processo, a fim de proverem o
exemplo e as instruções adequados.
Esses professores são descritos como sábios (ver Pro. 13:14 e
15:7). Seus alunos eram chamados, antigamente, de «filhos. (ver I Crê, 25:8 e
Pro. 2:1), porquanto a educação processa-se melhor quando os princípios
espirituais da família divina estão sendo ensinados e seguidos.
No Novo Testamento encontramos menção aos rabinos (professores) e
aos mestres (professores). No grego, esta última palavra é didáskalos, termo
usado por cerca de cinquenta vezes nos evangelhos, mas aplicado de modo supremo
a Jesus. Ele ensinava às multidões (Mar. 2:13), nas sinagogas (1:21), ou então,
particularmente, aos. seus discípulos (Mat. 5:1,2). Os discípulos (aprendizes)
foram mencionados por mais de duzentas vezes nos evangelhos. Ele lhes ensinava
doutrina (no grego, didache). Parte da Grande Comissão era o ministério do
ensino, conforme se vê em Mat. 28:19,20.
Educação FORMAL E INFORMAL.
A educação formal , adquirida através do estudo bem organizado, usualmente
administrado nas escolas. Esse ensino se faz por graus, havendo certo número de
disciplinas requeridas, dentro de um determinado número de anos. A educação
informal é aquela adquirida mediante o estudo privado, ou mediante a
experiência diária, incluindo aquilo que se aprende através de comunicações,
livros, revistas, rádio, televisão, cinema, etc. Educação é o nome daquela
ciência ou ramo de estudos que trata, histórica e contemporaneamente, dos princípios
e práticas do ensino e do aprendizado.
CHAMPLIN, Russell Norman, Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia.
Vol. 2. Editora Hagnos. pag. 268-269.
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