sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O CÂNCER .


 
O que é câncer?.
Doença crônica degenerativa, o câncer consiste no crescimento desordenado das células e pode atacar praticamente qualquer tecido. Existem mais de cem tipos diferentes de câncer.
Ao crescer anormalmente, o tecido gera células alteradas que se agrupam e formam o tumor. O tumor pode ser BENIGNO ou MALIGNO. No tumor maligno (o câncer), as
células tumorais podem sair do tecido e se espalhar pelo corpo, formando o fenômeno da METÁSTASE, que frequentemente marca a fase avançada da doença.
O tumor benigno é apenas uma alteração limitada no tecido, que não apresenta nenhum risco para o organismo no que se refere a metastatização. Entretanto há a possibilidade de um tumor benigno converter-se em maligno, por isto, deve ser tratado.
 
A incidência de câncer tem crescido de forma assustadora, ocupando progressivamente os primeiros lugares em relação à outras doenças que são controladas pela melhoria do cuidado médico. Porém, a prevenção pode reverter este quadro diminuindo a incidência em 75% dos casos. Esta prevenção inicia-se com a detecção de fatores de risco, que conhecidos podem ser eliminados, totalmente, em alguns casos.
MulheresHomens
Pele não melanoma 61.160Pele não melanoma 55480
Mama 48.930Próstata 47.280
Colo de útero 19.260Traquéia, brônquio e pulmão 17.850
Cólon e reto 13.970Estômago 14.970


FATORES DE RISCO.

O que é Fator de Risco

O termo risco, na linguagem comum, refere-se a probabilidade de um determinado evento indesejado ocorrer. Do ponto de vista epidemológico, o termo é utilizado mais especificamente para definir a probabilidade de uma determinada pessoa adquirir uma moléstia, uma vez que vive exposta a determinados fatores de risco. Isso pode acontecer mesmo que o indivíduo não apresente qualquer sinal ou sintoma da doença naquele momento.

Os fatores que se associam ao aumento do risco de se contrair um câncer são chamados de fatores de risco para o câncer. Estes fatores podem ser encontrados no ambiente físico, serem herdados ou serem representados através de hábitos ou costumes próprios de um determinado ambiente social e cultural.  
Dois pontos devem ser enfatizados com relação aos fatores de risco:
1) O mesmo fator pode ser de risco para várias doenças (por exemplo, o tabagismo, que é fator de risco de diversos tipos de câncer, é também fator de risco para várias doenças cardiovasculares e respiratórias);


2) Os vários fatores de risco podem estar envolvidos na formação de uma mesma doença, constituindo-se em agentes causais múltiplos.

A detecção de fatores de risco é uma ação pré-primária em combate ao câncer, uma vez que antecede a prevenção e o diagnóstico precoce. Sua viabilidade se dá através de sua simplicidade, o seu baixo custo e, acima de tudo, por divulgar os fatores que atingem as pessoas, permitindo que cada um mude o rumo do seu comportamento, evitando as causas possíveis de serem afastadas.

FONTE:INCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário