domingo, 8 de setembro de 2013

Como funciona a camuflagem militar.

Escondendo-se em lugares fáceis.
A camuflagem mais básica é a utilizada pelo soldados nos campos de batalha. A roupa camuflada convencional tem dois elementos que ajudam a ocultar uma pessoa: cor e padrão.

Foto cedida Exército norte-americano
Piloto da Força Aérea norte-americana com camuflagem no rosto
 
O material de camuflagem é colorido com cores que se combinam com as cores predominantes do ambiente em que se está. Em uma guerra na selva, a camuflagem utilizada é geralmente verde e marrom (semelhante à folhagem e à cor da terra). No deserto, os soldados usam tonalidades douradas e bronze. A camuflagem para a neve é branca e cinza. Para completar a camuflagem, os soldados também pintam seus rostos.
O material da camuflagem pode ter uma única cor ou diversos padrões misturados de cores. A razão para usar esse tipo de padrão é causar confusão visual. As linhas ondulantes das manchas do padrão da camuflagem ajudam a esconder o contorno do corpo. Quando se olha para um pedaço de mancha camuflada em um ambiente semelhante, o cérebro "conecta" as linhas das manchas coloridas com as linhas das árvores, chão, folhas e sombras. Isso afeta a maneira como se percebe e reconhece a pessoa ou objeto que está usando a camuflagem.
A percepção humana naturalmente define as coisas como objetos individuais. Quando se olha para uma cena, uma imensa quantidade de informação é captada com os olhos e outros sentidos. Para que a mente consciente ache algum sentido em toda a informação, o cérebro precisa dividir tudo em partes. Quando o cérebro percebe uma área longa e vertical com manchas de cor marrom e verde, percebe-se uma árvore. Quando o cérebro capta muitas árvores numa determinada área, percebe-se uma floresta.

Foto cedida Exército norte-americano
Camuflagem de fuzileiro naval norte-americano: as cores combinam com o ambiente e o padrão disruptivo oculta os contornos do corpo
Uma coisa que o cérebro sempre percebe ao analisar informação visual é a continuidade. Imagine uma pilha de 12 blocos. Se todos os blocos são vermelhos, percebe-se a pilha como uma unidade. Mas se os últimos seis são vermelhos e os primeiros seis blocos são azuis, pode-se perceber a pilha como duas unidades separadas. É uma pilha de blocos azuis em cima de uma pilha de blocos vermelhos. E se os blocos vermelhos com os blocos azuis fossem misturados, não seria possível agrupá-los em unidades coloridas. Reconhecemos uma coisa como um objeto separado se ele tiver uma cor contínua. Uma pessoa pode se destacar muito mais se usar roupas de uma única cor em vez de muitas cores. Em uma floresta, pode-se perceber um a grande quantidade de cores em um material camuflado como pequenas partes integrantes da folhagem do ambiente.

Dessa maneira, as manchas de camuflagem ajudam a ocultar as pessoas. Uma vez que a pessoa camuflada é identificada, ela se destaca e parece estranho que não tenha sido vista antes. Isso acontece porque o cérebro processa a cena visual de maneira diferente. Ele agora procura uma única pessoa.
A camuflagem não é utilizada somente para esconder pessoas. Na próxima seção, vamos ver como o exército usa a camuflagem para esconder fortes e equipamento pesado.
 
por Tom Harris - traduzido por HowStuffWorks Brasil /Ciências.hsw.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário