domingo, 10 de julho de 2011

SUCESSÃO PAPAL É UM ENGANO. PARTE III




                                 Apesar de realmente Pedro ter sido um dos líderes principais da Igreja Cristã, as pretensões da Igreja Romana baseada em Mateus 18. 18-19 Lucas 22.32-33 e João 21.15 não possuem uma sustentação quando confrontadas com outras passagens. As mesmas chaves do Reino são dadas ao colégio apostólico todo em Mateus 18.18. Em Atos 15, fica evidente que Tiago, e não Pedro é o líder da Igreja em Jerusalém. Além disso, é importante lembrar que em Gálatas 2.11, Paulo repreendeu a Pedro.

                               Quanto à literatura do período anteniceno, (É o período da História do Cristianismo que precede o Concílio de Nicéia que foi realizado a partir do ano 325 dC) nela revela-se uma exigüidade de referências a essa autoridade petrina e à sua transmissão aos bispos romanos posteriores. Realmente, somente no final do século II e início do III é que começa a surgir algo nesse sentido.
                                Quanto ao texto de Mateus, Tertuliano, o primeiro a tratar da relação entre essa promessa e a Sé de Roma, admite que o bispo de Roma, admite que o bispo de Roma reivindica ser “a pedra” com direito de “ligar e desligar”, mas rejeita esta  reivindicação de supremacia e jurisdição (sobre modéstia, 1  e 21). Cipriano, cujo testemunho é o mais forte da igreja antenicena, insiste que todos os apóstolos receberam “os mesmos poderes de Pedro”
Fonte: Pastor Ezequias Soares
REFLETINDO. A Bíblia Sagrada é o manual que nos conduz até o céu. Querer contradizer a própria palavra de DEUS, por questões particulares, certamente não é bom. Portanto leiamos e cumprimos o que no Manual do SENHOR está escrito, o final será mais do que feliz.
                      Em Cristo Jesus – Pb Moab Teles
P.S.:Em breve postaremos novas matérias esclarecedoras e edificantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário