terça-feira, 19 de julho de 2011

VOCÊ SABE O QUE É ISSO? PARTE - 6



16- HUMANISMO: É um princípio filosófico-religioso que afirma que o homem é a sua própria autoridade máxima para pensar e decidir sobre tudo o que ele quiser. O humanismo faz do homem o seu próprio deus. É o homem que decide sobre o que é bom e o que é mau; sobre o que deve e o que não deve fazer. Deus e Sua Palavra ficam de fora no sistema humanista. Não devemos confundir humanismo com humanitarismo.
As igrejas estão se enchendo de crentes humanistas por falta de um poderoso e sobrenatural avivamento divino e santificador sobre a igreja. Já encontrei professores de Escola Dominical que são humanistas, e também articulistas nossos e obreiros.



17- IDEALISMO: É a crença filosófica que a matéria inexiste; isto é, de que aquilo que estamos a ver, julgando que é matéria, é apenas uma ilusão da mente. Por sua vez, o realismo é o erro inverso do idealismo. Para o realismo, tudo o que a mente perscruta são realidades de fato.



18- LIBERALISMO (teológico): É um falso sistema de crença que afirma que a Bíblia é falível, que o sobrenatural não existe, que não há Inferno nem Céu literais; que o nosso futuro é todo incerto e que ninguém sabe nada do que acontecerá após a morte. Teólogos e pastores liberalistas interpretam a Bíblia como eles querem, submetendo-a ao seu modo próprio de pensar. Eles não crêem no nascimento virginal de Jesus, nem na sua ressurreição literal e muito menos no Retorno literal de Jesus, como a Bíblia ensina. O liberalismo apregoa que o homem em si mesmo é bom, Deus é o pai universal de todos e que, por criação, todos somos filhos de Deus e, portanto, nossa felicidade está garantida no céu. Liberalismo e modernismo religioso andam de mãos dadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário