segunda-feira, 15 de agosto de 2011

NÚMERO DE DIVÓRCIOS EM CARTÓRIO CRESCE 286% NO SEMESTRE EM SÃO PAULO.


Aumento se deve à maior facilidade que os casais passaram a ter para se divorciar após lei ter sido alterada no ano passado.
  
 












Os cartórios de notas do Estado de São Paulo realizaram, no primeiro semestre de 2011, 6.721 divórcios, um aumento de 286% sobre o mesmo período de 2010, quando ocorreram 2.348 separações. O levantamento foi feito pelo Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP), entidade que representa o setor no Estado. A tendência de crescimento já havia sido revelada no balanço final de 2010.

Segundo a CNB-SP, esse crescimento expressivo é consequência da maior facilidade que os casais passaram a ter para se divorciar com a publicação, em julho do ano passado, da Emenda Cosntitucional 66, que extinguiu os prazos de oficialização. Antes, os casais só podiam romper o vínculo do casamento civil após um ano de separação formal ou dois vivendo em casas separadas.
 
Ainda segundo o comunicado, os divórcios em cartórios começaram em 2007 após a autorização obtida com a Lei 11.441. Naquele ano, ocorreram 4.080 formalizações sem a necessidade de ingresso no Poder Judiciário “porque foram resolvidos consensualmente em cartório perante um tabelião de notas”. Esse número subiu para 4.394 no ano seguinte.
 
 
Fonte:último segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário