quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sueco Tomas Tranströmer é o ganhador do Nobel de Literatura.

Foto: Reuters
O poeta Tomas Tranströmer em março, fotografado em sua casa em Estocolmo
O poeta sueco Tomas Tranströmer, de 80 anos, foi anunciado na manhã desta quinta-feira (6) como ganhador do Prêmio Nobel de Literatura 2011. A justificativa dada pela Academia sueca responsável por conceder a honraria foi que "por meio de suas imagens condensadas, translúcidas, ele nos dá um novo acesso à realidade". É a primeira vez em mais de 30 anos que um sueco vence o prêmio.
Tranströmer teria demonstrado "felicidade" e "emoção" ao ser informado do prêmio. "Ele não acreditava que iria viver para isto", afirmou sua mulher, Monica Tranströmer, à imprensa sueca. Segundo ela, o casal ficou "muito surpreso" quando o secretário da Academia sueca, Peter Englund, ligou minutos antes de anunciar o prêmio para dar a notícia.
O peruano Mario Vargas Llosa foi o ganhador do Nobel de Literatura do ano passado, pondo fim a uma seca de duas décadas para autores de língua espanhola. O valor do prêmio é cerca de R$ 2,66 milhões.

Tomas Gösta Tranströmer nasceu no dia 15 de abril de 1931 em Estocolmo, capital da Suécia, filho de um jornalista e de uma professora. Começou a escrever com 13 anos. Sua primeira coletânea de poesias publicadas na Suécia foi "17 Dikter" ("17 poemas", em tradução livre), em 1954.
Estudou literatura, história da religião e psicologia na Universidade de Estocolmo, onde se formou em 1956. Se casou com Monica Bladh em 1958.

Fonte:IG


Nenhum comentário:

Postar um comentário