sexta-feira, 6 de julho de 2012

"Bóson de Higgs me custou 100 dólares", diz Hawking

Físico apostou com colega que partícula fundamental não seria encontrada

Desde 1985, Stephen Hawking fala por meio de um sintetizador de voz, que diz as palavras registradas em um computador. Isso acontece por causa de uma doença degenerativa que causou a paralisia quase completa do seu corpo

Desde 1985, Stephen Hawking fala por meio de um sintetizador de voz, que diz as palavras registradas em um computador. Isso acontece por causa de uma doença degenerativa que causou a paralisia quase completa do seu corpo (Divulgação)

O físico britânico popstar Stephen Hawking estava torcendo para que o bóson de Higgs, partícula que ajudaria a explicar como outras recebem massa, não fosse encontrado. Em setembro de 2008, apostou 100 dólares com outro físico — Gordon Kane, da Universidade de Michigan, nos EUA — dizendo que o Higgs não seria encontrado. Hawkings, ao que tudo indica, perdeu.

Cientistas do LHC, o maior colisor de partículas do mundo, que fica na fronteira entre a França e a Suíça, anunciaram a descoberta de uma nova partícula fundamental da matéria que tem todo o jeito de ser o procuradíssimo bóson de Higgs. O próprio Peter Higgs, físico britânico que propôs a partícula na década de 1960, presente durante o anúncio, comemorou. "Acho que o encontramos", disse.
"É um resultado importante e deveria ser premiado com o Nobel", disse Hawking em uma entrevista à rede britânica BBC. "Contudo, não deixa de ser uma pena porque os grandes avanços na física vieram de experimentos que deram resultados que não esperávamos", continuou o físico. "Por causa disso, apostei com Gordon Kane que a próxima partícula não seria encontrada. Parece que acabei de perder 100 dólares."

Fonte:Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário