quinta-feira, 25 de abril de 2013

OFERTA VOLUNTÁRIA E OFERTA ALÇADA. Há diferença?

         Oferta alçada vem do hebraico teruma, que quer dizer "pesadas, altas, elevadas, produtivas, etc. A oferta alçada tem objetivo específico (Ex 35:21-22; Lv 7:14), já a voluntária não. A própria Bíblia separa a oferta alçada da oferta voluntária (Dt 12:6; Dt 16:10). Usada no Velho Testamento por exemplo, para construção do templo (I Cr 29) e no Novo Testamento para suprir as necessidades dos discípulos (I Co 16:1-2; Fl 4:16).
DEUTERONÔMIO 12:6 E ali trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas.
LEVÍTICO 7:14 E de toda a oferta oferecerá uma parte por oferta alçada ao SENHOR, que será do sacerdote que espargir o sangue da oferta pacífica.
DEUTERONÔMIO 16:10 Depois celebrarás a festa das semanas ao SENHOR teu Deus; o que deres será oferta voluntária da tua mão, segundo o SENHOR teu Deus te houver abençoado.
ÊXODO 35:21-22 21  E veio todo o homem, a quem o seu coração moveu, e todo aquele cujo espírito voluntariamente o excitou, e trouxeram a oferta alçada ao SENHOR para a obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço, e para as vestes santas. 22  Assim vieram homens e mulheres, todos dispostos de coração; trouxeram fivelas, e pendentes, e anéis, e braceletes, todos os objetos de ouro; e todo o homem fazia oferta de ouro ao SENHOR;
LEVÍTICO 7:14 E de toda a oferta oferecerá uma parte por oferta alçada ao SENHOR, que será do sacerdote que espargir o sangue da oferta pacífica.
I CORÍNTIOS 16:1-2 1 ORA, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. 2 No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.
FILIPENSES 4:16 Porque também uma e outra vez me mandastes o necessário a Tessalônica.
Oferta voluntária é a que oferecemos ao Senhor (ou ao necessitado, como ao Senhor), espontaneamente, por livre vontade (I Cr 29:6-8), tudo vem do Senhor e devemos ser gratos a Ele ao ofertarmos (I Cr 29:13-17).

COMO OFERTAR.
          A Bíblia nos ensina:

* Dar com discrição* (Mt 6:2-3);

* Dar como ao Senhor (II Co 8:5);

* Ser generoso (II Co 8:2);

* Prova do nosso amor para com Deus (II Co 8:24);

* Deve glorificar a Deus (II Co 9:13).

31 comentários:

  1. Preciosas lições sobre o dízimo e as ofertas.

    ResponderExcluir
  2. Oferta alçada atende a uma necessidade imediata da igreja,ou seja,uma reforma ou qualquer outra despesa extraordinária!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.
      Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.
      #Malaquias 3;8,9
      Quando se pede uma oferta alçada, sempre ultrapassa as expectativas (valor e quantidade), em sua maioria, isso se torna roubo quando o que veio a mais é ocultado! Algo quase que 100% comum, muitos líderes e pessoas a frente de tesourarias fazem muito isso da seguinte maneira; tem muito, foi arrecadado muito mais, 3,4, ou 5 vezes mais, vamos ou vou tirar uma parte ou dividir, ninguém vai saber e nem perceber! As pessoas envolvidas, encarregadas de fazer a coleta acha que enganam a Deus e acabam cometendo um roubo atraindo maldição para si!

      Excluir
  3. Oferta alçada atende a uma necessidade imediata da igreja,ou seja,uma reforma ou qualquer outra despesa extraordinária!

    ResponderExcluir
  4. Oferta alçada atende a uma necessidade imediata da igreja, pode ser uma reforma urgente ,ou qualquer outro gasto extraordinário!

    ResponderExcluir
  5. Amém irmã, que o SENHOR a abençoe!

    ResponderExcluir
  6. sim sao irmaos assim que fazem a obra de Deus crescer com ofertas e dizimo: DEUS OS ABENÇOE

    ResponderExcluir
  7. Palavra alçada quer dizer o q ? Simplifica por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais alta que o dizimo, ou seja maior que as outras ofertas.

      Excluir
  8. Das publicações sobre ofertas, está foi a melhor, que encontrei, glória A Deus.

    ResponderExcluir
  9. O dízimo e as ofertas alçadas são compromissos obrigatórios que temos perante o SENHOR,o dízimo tem o valor determinado de 10% de tudo o que vier nas nossas mãos,mas as ofertas alçadas nós podemos estabelecer o valor de acordo com as nossas condições,sem contudo sermos indiferentes com uma necessidade que a igreja vier precisar de forma imediata.
    Malaquias 3:8 diz que se não formos fiéis nos dízimos e nas ofertas alçadas estamos roubando de DEUS!Para nós é um privilégio podermos levar no altar um pouco do muito que o SENHOR tem nos dado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O versículo na minha Bíblia diz que se não formos fieis nos dízimos e nas ofertas, não menciona se é alçada ou oferta voluntária, acho que tem gente se aproveitando do povo, já fui em uma igreja que tem que dar todo mês o dízimo e a oferta alçada, não se fala mais em oferta voluntária. Aqui eu aprendí que a oferta alçada é numa emergência da Igreja, em algo que se quer fazer para ajudar a Igreja do Senhor e não uma obrigatoriedade junto ao dízimo,todo mês

      Excluir
    2. O dízimo sim, as ofertas alçadas de maneira alguma é obrigatória! Não somos obrigados a dar mais que o Dízimo, você pede algo, oferta alçada, mas nenhum cristão é obrigado a alçar a oferta, tudo deve ser feito com alegria, inclusive o DÍZIMO!

      Excluir
  10. Amigo Ernane, examine mais as santas escrituras sagradas, porque tudo que nosso amado, relator fala sobre a lei dada por Moisés, não a graça que veio por Jesus cristo. Meu amado esqueça esse negócio de obrigatoriedade de dízimo. Parque nós estamos vivendo na graça de Jesus porque a graça veio por Jesus e a lei por Moisés, João,1:17. E jesus é o fim da lei Romanos,10:4 a lei foi ab-rogada.
    Hebreus cap.7:11-ate o ver.18 leia com a tenção, e a lei amado não só depende do dizimo.há 613 estatutos, porque os os falsos pastores só falam em Dízimos cadê o resto dos mandamentos da lei.porque escrito esta,todo aquele que se justificaria pela lei da graça tendes caídos .galas,5:4-5.e Cristo fez
    Antiquado o primeiro pacto que é a lei,
    Hebreus, 8:13 fica na paz .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e o que Jesus quis dizer em Mateus 23:23?

      Excluir
    2. Respondendo ao irmão jose Carlos, dizimo não e da lei de Moisés, estude um pouco mais, e mesmo assim, Jesus disse que não veio para abolir a lei e sim para cumpri-las

      Excluir
    3. Se o dízimo era roubar a Deus no antigo testamento, quanto mais agora que a graça tornou as coisas mais sérias, antes o adultério teria que ter duas testemunhas, agora somente olhar para uma mulher de modo inconveniente já é adultério. antes tinha que matar o irmão, agora só chamá-lo de louco já nos faz Réu...

      Excluir
    4. Só lembrando que o dízimo é muito anterior a lei, lá do tempo de Abraão e Melquisedeque...

      Excluir
  11. Querido José Carlos, Paulo exorta aos Gálatas sobre os judaizantes, ou legalistas que queriam perverter o evangelho de Cristo pregando a necessidade de cumprir a lei para obter a salvação,e não somente a fé em Jesus Cristo. Portanto, ele fala em relação à salvação que é um dom gratuito de Deus,e não se pode pagar nem com um sorriso. Ocorre que estamos agora debaixo da lei da graça o que implica uma responsabilidade muito maior em relação às coisas espirituais. Quando se fala em dízimos e ofertas aquela pessoa que não é liberal mas mesquinha, sempre associa o ato prazeroso e obediente de levar no altar os dízimos e ofertas como uma imposição da lei.O ato de dizimar e ofertar é um ato de amor associado à nossa responsabilidade em relação à igreja que congregamos, pois alí temos recebido o alimento espiritual que nos fortalece e nos mantém de pé. Em relação aos pastores e obreiros que pregam o evangelho Paulo cita a lei em 1co 9 exortando a igreja a sustentar aqueles que que se dedicam à pregação, inclusive recebendo dobrado honorário(1Tm 5:17).O ato de dizimar e ofertar é somente para aqueles que amam a obra de Deus e se preocupam com aqueles que ainda não encontraram a salvação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando se fala de dízimos e ofertas os pastores falam com muita intrepidez, mas esquecem da parte em que jesus reparte o que tem aos pobres, esquecem da passagem em Oseias 4:06 onde diz que o meu povo esta perecendo por que lhe falta conhecimento, e param por ai, mas diz mais diz que estao perecendo por que tu sacerdote esta rejeitando o conhecimento, tambem eu o rejeitarei. Enfim, as igrejas falam muito bem sobre dizimos ofertas alçadas e outras , mas nao falam do amor de Jesus , nao compartilha nao reparte , nao ha mas amor nas igrejas, o foco é contruçoes, edificaçoes , e nada de vidas salvas, Fiquem com Deus .

      Excluir
  12. Querido José Carlos, Paulo exorta aos Gálatas sobre os judaizantes, ou legalistas que queriam perverter o evangelho de Cristo pregando a necessidade de cumprir a lei para obter a salvação,e não somente a fé em Jesus Cristo. Portanto, ele fala em relação à salvação que é um dom gratuito de Deus,e não se pode pagar nem com um sorriso. Ocorre que estamos agora debaixo da lei da graça o que implica uma responsabilidade muito maior em relação às coisas espirituais. Quando se fala em dízimos e ofertas aquela pessoa que não é liberal mas mesquinha, sempre associa o ato prazeroso e obediente de levar no altar os dízimos e ofertas como uma imposição da lei.O ato de dizimar e ofertar é um ato de amor associado à nossa responsabilidade em relação à igreja que congregamos, pois alí temos recebido o alimento espiritual que nos fortalece e nos mantém de pé. Em relação aos pastores e obreiros que pregam o evangelho Paulo cita a lei em 1co 9 exortando a igreja a sustentar aqueles que que se dedicam à pregação, inclusive recebendo dobrado honorário(1Tm 5:17).O ato de dizimar e ofertar é somente para aqueles que amam a obra de Deus e se preocupam com aqueles que ainda não encontraram a salvação.

    ResponderExcluir
  13. Dizem que oferta alçada é um valor igual ou maior que o dízimo. Beleza, eu concordo. Mas isso valer para os dias de hoje? A própria Bíblia no NOVO TESTAMENTO, em 2 Coríntios 9:7 "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria." E aí, o que vale na verdade. Dìzimo é a primícia, dever do cristão verdadeiro... oferta, é conforme sentir no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejamos Êxodo 25,2 -8

      Então disse o Senhor a Moisés: 2 Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada. Irmão Daniel,Deus disse a Moisés para que pedisse a oferta a TODO HOMEM CUJO CORAÇÃO SE MOVER VOLUNTARIAMENTE. O que você prefere,estar entre o grupo movido a fazer a obra de Deus,ou entre aqueles que endurecem o coração e deixam de ajudar? Deus sabia que alguns não iriam cooperar,por isso pede somente VOLUNTÁRIOS PARA TRABALHAR EM SUA OBRA. Seguramente serão grandemente recompensados pelo SENHOR DE TODA TERRA! Deus te abençoe irmão.

      Excluir
    2. Eu entendi assim...a oferta alçada e a oferta que surge de acordo como uma necessidade da igreja, então o pregador pode sugerir o pedido e a pessoa que sentir em dá dê com alegria, respeitando o limite que cada irmão tem em contribuir. Há ocasião que o irmão não tem condições de ofertar pois já foi difícil para ele tirar o seu dízimo aí que entra a fé. O respeito a contribuição de cada irmão vem do fato de que 10 reais um irmão pode ser pouco pra quem pode contribuir mais. Mas pra ele é muito devido a sua condição.

      Excluir
  14. Eu Dc jose de Ribamar castro a ofertas volutaria e ofertas alcada ha diferenca eu concordo com o comentário do velho testamento e do novo parabes meu irmão em cristo

    ResponderExcluir
  15. ola, paz pra todos otimo analise, os falsos lideres estão acada dia sendo envergonhados,A mentira só prevalece, até o tempo em que a verdade não chega. Mas no tempo em que a verdade aparece, ela vem entre fogo e furacões, trazendo justiça debaixo de suas asas, destruindo cobras e escorpiões, arrancando a coroa do enganador, mandando brasas e fogo no seu trono de imundície, e retomando o território da sua honra...

    ResponderExcluir
  16. A paz queridos o que acontece é que tem muitos líderes religiosos que naum deixa os irmãos sentirem essa alegria de ofertar ao Senhor. Alguns aproveitam
    O emocionalismo das pessoas e pede com a cara mais limpa roubando os fiéis. Isso vai acabar.

    ResponderExcluir
  17. A paz queridos o que acontece é que tem muitos líderes religiosos que naum deixa os irmãos sentirem essa alegria de ofertar ao Senhor. Alguns aproveitam
    O emocionalismo das pessoas e pede com a cara mais limpa roubando os fiéis. Isso vai acabar.

    ResponderExcluir
  18. É isso aí Daniel,dízimos e ofertas são somente para aqueles que são convertidos de fato,e obedecem ao ide de JESUS para pregar o evangelho a toda criatura,e se eu não posso ir a algum lugar,posso enviar missionários através dos meus dízimos e ofertas,além de sustentar a igreja que eu congrego,na manutenção das despesas necessárias e também no sustento daqueles que me alimentam espiritualmente.Portanto a única coisa que vale a pena de fato nesta terra é fazer a vontade de DEUS,investir na sua obra,e cuidar com zelo dos nossos familiares.DEUS o abençoe abundantemente pela sua liberalidade!

    ResponderExcluir