terça-feira, 1 de outubro de 2013

APOLOGÉTICA: Os erros doutrinários da Congregação Cristã no Brasil .

 


Por Márcio Santos 
 
  Durante décadas ela foi uma das maiores igrejas em crescimento do país. Sua história está voltada ao crescimento entre as igrejas evangélicas pentecostais do início do século XX. Com a epígrafe de Congregação Cristã no Brasil - a igreja do véu - como é mais conhecida, nasceu precisamente no ano de 1910 como sinal da então "explosão" do Avivamento da Rua Azuza, nos Estados Unidos, avivamento este que também deu origem ao nascimento da Assembleia de Deus no Brasil coincidentemente em 1910. Por tais coincidências, ela durante anos aqui no Brasil, chegou a ser considerada como irmã da Assembleia de Deus, sendo nos primórdios como de fato uma legítima igreja evangélica.
 
  Neste ano, chegava ao Brasil o senhor Luis Francescon, italiano e de procedência evangélica, com raiz pentecostal. Diferentemente dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren que atuaram no norte, Francescon se instalou no sul do país dando os seus primeiros ensinamentos a respeito da doutrina pentecostal. Inclusive, existem relatos históricos (não sei se confirmados), que afirmam que este foi de fato, o primeiro missionário pentecostal a trazer a mensagem de Poder para os brasileiros. Embora que seja ou não verdade, uma coisa é certa: Francescon foi um importante doutrinador e, fundador da Congregação. No que diz respeito aos seus primeiros ensinamentos, acompanhei durante uma importante reportagem sobre sua biografia, e obra em nossa nação, na extinta revista Resposta Fiel (Editora CPAD), que sua visão, nunca e em nenhum momento foi dar início ao que conhecemos hoje como igreja do véu. Com uma mente voltada para ensinar sobre a atualidade dos dons espirituais, com destaque ao batismo no Espírito Santo, ele acabou sendo o principal fundador da referida instituição religiosa. Para alguns, ele foi "o" fundador, mas para aqueles que conhecem a verdadeira história da Congregação, ele foi "um" dos fundadores.


Francescon, fundador da
Congregação Cristã no Brasil
  Isso é entendido a partir do momento em que a história afirma, que Francescon após a fundação da Congregação Cristã no Brasil, não permaneceu por muitos anos à frente da comunidade até então evangélica, o que acabou ocasionando uma terrível "racha" de pensamentos e pontos de vista sobre as doutrinas bíblicas. Daí então, é quando inicia-se a história que explica o motivo, e a causa de tantas discordâncias bíblicas. É importante salientar que, apesar de todos esses pontos e erros doutrinários, a Congregação Cristã no Brasil não é considerada uma seita herética, como afirma o pastor e pesquisador na área apologética Raimundo de Oliveira, ainda que na sua essência, seus ensinamentos não passam disso. Ao mesmo tempo, é importante deixar claro que meu objetivo em nenhum momento é vulgarizar a imagem da referida igreja, mas sim dentro de um campo, amplo e apologético esclarecermos à luz da Bíblia Sagrada o que ela por sí só fala, sem acrescentação ou diminuição de alguém. 
 
  Hoje aversadamente contrária à Assembleia de Deus, a Congregação Cristã no Brasil, procura divergir de muitos pontos doutrinários da denominação; pontos esses que não foram criados pela Assembleia de Deus ou por nenhuma outra igreja ou denominação qualquer. Entre esses pontos, irei não apenas destacar a sua contrariedade como também refutar e mostrar ante a Palavra Fiel, onde de fato está a verdade. É óbvio que seria impossível falar aqui absolutamente todas as suas doutrinas, mas dentro de um prático espaço, você terá a oportunidade de conhecer aquelas que são principais. Após a saída do senhor Luis Francescon, os demais motivos a seguir, acabaram sendo infiltrados na Congregação pouco a pouco, o que mais tarde acabou sendo motivos de discordâncias e quebra de relacionamento não só com a Assembleia de Deus, mas com as demais igrejas evangélicas. Por exemplo, hoje, nós assembleianos, quando somos cortejados pelos membros da Congregação Cristã no Brasil, somos tratados como nada mais que nada menos do que iguais aos que não são crentes, isso implica também o fato de que fica claro e evidente que nossa forma de servir a Deus, com uma vida santa e irrepreensível diante do mundo não vale de nada para os tais. Mas o que eles alegam sobre nós? O porquê de tantas divergências?


SUAS DOUTRINAS
Alguns fatores aqui podem ser destacados. Vejamos:
* A Assembleia de Deus possui pastores, e assalariados.
* Na Assembleia de Deus, as mulheres não mantém o costume do uso do véu.
* Na Assembleia de Deus, a prática do ósculo santo não é exercida.
* Na Assembleia de Deus, os crentes se saúdam diferente.
* Na Assembleia de Deus, a doutrina do batismo no Espírito Santo é ensinada diferente.
  Apesar de todos esses pontos acabarem sendo motivos para hoje estarem distante não apenas das Assembleias de Deus, mas também das demais igrejas evangélicas, é impossível não notarmos que eles em seus ensinamentos são de fato implacáveis e empenhados, embora que os tais não são pontos biblicocêntrico, ou seja, que estejam no centro das doutrinas da Bíblia.


SOBRE O PASTOR...

  O que seria de um rebanho sem a orientação de um pastor? Na mente dos que seguem o ensinamento de que a igreja não precisa de pastor, a não ser o Senhor Jesus, percorre a ideia de que a instituição de um líder (homem), a frente de uma Congregação, é um desvio de fé para os seguidores de Cristo. O que na verdade não é! Se assim fosse, uma igreja como essa que se diz ser pentecostal (sic), deveria parar para entender que o pastorado não é uma facultação humana, mas sim ESPIRITUAL, sendo este um dos dons do Espírito ensinados por Paulo aos Efésios (Ef 4.8). E mais, para poder afirmar que somente ela é a igreja que leva o homem ao céu (como a Congregação ensina), deveriam ser a continuidade da Primitiva Igreja de Atos dos Apóstolos, e com detalhe: liderada por pastores cheios do Espírito Santo (At 20.28). Quanto ao pastor ser assalariado, isso é nada mais do que justo! Manter uma vida como salvo, empenhado nas coisas de Deus é um dever de todo crente. Contudo, carregar uma responsabilidade em tempo integral que obrigue alguém a parar seus projetos, suas metas e objetivos materiais, com esposa e filhos, a fim de ver o crescimento de uma comunidade cristã, e ser sustentado por ela mesma, é uma obrigação. Senão veja as referências a seguir (2 Co 11.8; 1 Tm 5.18; 1 Co 9.4-14).


COM OU SEM O VÉU?
  Decididamente sem o véu! Querido leitor, se faz necessário àquele que se dispõe a estudar a Bíblia, observar alguns pontos importantíssimos nos textos sagrados, como por exemplo: Quem fala; para quem fala; o por que daquilo que se falou; em que data aproximada foi escrito; em que contexto cultural foi escrito; e no objetivo de que escatologicamente ou futuramente (se é que existe) foi escrito. Foi justamente com a falta dessa visão, que os criadores da doutrina do véu iniciaram a sua própria "hermenêutica" em 1 Coríntios 11. No capítulo 5 e versículo 18 de Números, lemos: "Então o sacerdote apresentará a mulher perante o Senhor, e descobrirá a cabeça da mulher; e a oferta memorativa de manjares, que é a oferta de manjares dos ciúmes, porá sobre as suas mãos, e a água amarga, que traz consigo a maldição, estará na mão do sacerdote". 


  Na lei, o Senhor através de Moisés deixou claro para todas as mulheres adúlteras, que teriam entre alguns castigos, o de raspar a sua própria cabeça, o que por conseguinte para os judeus era repugnante. No contexto da carta aos Coríntios, destacada somente aqui, Paulo trata em particular (destaco novamente), com uma das mais difíceis igrejas que o Apóstolo já enfrentou, localizada na cidade de Corinto. Cidade essa que na época, era o centro da prostituição grega possuindo em um dos principais pontos turísticos da região, o Templo de Afrodite, a deusa do amor ou da fertilidade. Neste templo, existiam centenas e centenas de prostitutas que rendiam a Afrodite os seus corpos no próprio templo, com diversos homens em forma de adoração. Neste contexto, a Igreja do Senhor ali estava. É certo que com o avanço da propagação do Evangelho por Paulo, várias mulheres inclusive estas "adoradoras" aceitaram a fé. Agora crentes, oriundas de uma vida devassa, essas mulheres se deparam com quem? Com Paulo, doutrinado desde criança na lei de Moisés. Na mente do Apóstolo, cabeça de mulher raspada querido leitor, era sinal de desrespeito da Lei de Deus. 


  Aqui entra cultura regional, ou seja, costumes de um determinado lugar. E costumes não são doutrinas, pois são mutáveis. Quando a Congregação Cristã no Brasil diz que obedece a este mandamento de Paulo, ela mente, pois as antigas mulheres devassas que aceitavam a Cristo como Salvador em Corinto, não usavam o véu apenas nos templos mas em todos os demais lugares, afinal o objetivo dele é a substituição dos cabelos e o tosquiar-se como era de costume fazer as seguidoras de Afrodite (1 Co 11.6). Para a Igreja num contexto Universal, isso nunca foi válido e tal ensinamento é herético. É uma falta apenas de conhecimento cultural da Congregação Cristã no Brasil...


ÓSCULO, O QUE É ISSO?
  Em Lucas 7.45, o Senhor Jesus menciona a palavra "ósculo". Mas o que é isso que a Congregação (novamente costume) incentiva aos seus fiéis veementemente? Os judeus, provindos de uma das mais antigas civilizações da Terra, (descendentes de Abraão), tornaram-se adeptos desta que é uma das mais antigas saudações. Seu significado era de respeito mútuo, assim como em nossa cultura é o aperto de mão ou o abraço. Entre os primeiros crentes, esse costume também acompanhou e segundo o pastor Raimundo de Oliveira, ele ficou entre os cristãos até o 3° século. Mas o que a Congregação Cristã no Brasil não sabe é que, essa saudação não era somente mulher com mulher e homem com homem, mas entre ambos nos primórdios muito diferente deles hoje. Por qual motivo? 

  Se na Congregação, o ósculo é feito apenas homem com homem e mulher com mulher, é bem provável que exista da parte de alguém malícia, o que sem dúvidas se torna pecado! E se eles apenas se saúdam nos cultos estão errados, pois segundo o costume dos povos orientais e a Igreja Primitiva, o ósculo é em todo lugar (At 20.37). O que existe na verdade querido leitor, é um mero ritual com base em costumes e não como doutrina como pensa a Congregação. Novamente, é falta de conhecimento.


NÃO PRECISA ESTUDAR, O ESPÍRITO DÁ. SERÁ?

  Na Congregação Cristã no Brasil, é ensinado que aquele que prega não deve buscar conhecimentos fora, isso porque segundo eles, o Espírito Santo é quem concede dando na hora certa e no momento certo a Palavra. Este pensamento não se sustem ante os homens que também foram usados por Deus para falarem a Palavra para o povo de Deus! O que dizer de Paulo: "Quando vieres, traze a capa que deixei em Troade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos" (2 Tm 4.13)*. E Salomão: "Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio: ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento" (Pv 9.9)*. E o Senhor JESUS: "Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas" (Mt 13.52)*. É claro que a essência para uma ministração, é a vontade sobrenatural do Espírito Santo. Eu que o diga, ao longo de vários anos pregando em diversos momentos e igrejas em diferentes lugares. Contudo, isso não quer dizer que conhecer e estudar a Bíblia e tudo o que se relaciona com ela é inútil. Depois de tantos exemplos, somente a Congregação ainda não acordou para tais verdades.


CONCLUSÃO
  Bem próximo de sua morte por amor ao Evangelho de Cristo, o Apóstolo Paulo escreveu fazendo destas as suas últimas palavras ao jovem pastor Timóteo: "Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (2 Tm 2.15). Em tão poucas palavras, o homem de Deus fixou na mente de um recém obreiro o quanto seria importante para sua vida como ministro do Evangelho de Poder, manter uma vida de dedicação e empenho na causa do Mestre. Acredito que Paulo com toda a sua convicção, sabia o que poderia acontecer com Timóteo se ele assim não procedesse "como obreiro que não tem do que se envergonhar..." É lamentável a quantidade de movimentos e grupos religiosos como os da Congregação Cristã no Brasil, que tem alcançado ao longo de seu centenário no Brasil, milhares de pessoas que permanecem numa mente fechada, preocupada com os costumes do que com as veracidades da Palavra de Deus. Oro a Deus para que estas simples palavras escritas aqui com muito zelo e respeito, possa ajudar a todos àqueles que desejarem conhecer pela Bíblia Sagrada a vontade de Deus.


  Lamentamos também que a formalidade do tradicionalismo possa já ter encontrado lugar na referida instituição, asseverando-os de que somente por suas "portas", é que o ser humano chega ao céu... Parecem ser estes os mesmos dias em que viveu Matinho Lutero, quando enfrentava o terrível poderio da Igreja de Roma vendendo suas indulgências que "garantiam" o "direito" mesmo pago do homem chegar até Deus. É um absurdo... Se faz portanto um momento de voltar ao passado e ser tomada a decisão de viver a Bíblia como viveram os santos Apóstolos e mártires que defendiam somente uma bandeira denominacional: "Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação" (Sl 24.3-5). 


Com amor em Cristo Jesus, Márcio Santos.

..................................................................

REFERÂNCIAS:
Livro Seitas & Heresias, De Oliveira Raimundo, CPAD, Rio de Janeiro.
Bíblia Sagrada, versão João Ferreira de Almeida, SBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário