quarta-feira, 30 de abril de 2014

O MISSIONÁRIO JOEL CARLSON CHEGA A PERNAMBUCO.

Após a passagem do irmão Adriano Nobre aqui na Capital Pernambucana, chega em 20 de outubro de 1918, procedente de Belém-PA, onde estava aprendendo a língua portuguesa, o Missionário Joel Franz Adolf Carlson.
SUA CHAMADA PARA O CAMPO MISSIONÁRIO

Joel Carlson era membro da Igreja Batista na Suécia e servia nas forças armadas do seu país. Em uma operação militar, o mesmo sofreu um acidente, sendo levado para um hospital especializado em atendimento de urgências e após todos os procedimentos, ficou sendo assistido por uma enfermeira muito dedicada. Essa enfermeira chamava-se Signe Hedlund, e tal qual era a sua atenção e dedicação, que o irmão Joel despertou um sentimento afetivo por ela, sendo, portanto correspondido, chegando ao enlace matrimonial em 1917. 

Naquele período, a Igreja em Estocolmo, a mesma que enviara Daniel Berg e Gunnar Vingren, estava sob um mover do Espírito Santo, onde Lewi Pethrus, pastor daquela Igreja, nutria um grande amor pela obra missionária. Signe frequentava a Igreja Filadélfia onde Joel frequentou por pouco tempo e mesmo sendo recém-casados foram consagrados e enviados para o Brasil chegando aqui em janeiro de 1918 depois de passarem pelos Estados Unidos, sendo enviados para Pernambuco, pelo missionário Gunnar Vingren, nove meses depois.

Aqui chegando, foram residir próximo ao mangue, em um barracão sem nenhuma estrutura, no bairro dos Coelhos às margens do Rio Capibaribe, onde ficaram até o ano de 1919, de onde se mudaram para o número 812 da Rua Imperial no bairro de São José.


O Casal teve quatro filhos: Borje Joel Carlson – que faleceu aos três meses de idade, Ruth Signe Carlson, Hagnar Carlson e Elsa Carlson que cresceram e ajudaram seus pais na implantação oficial da Igreja em Pernambuco.


A CONSTRUÇÃO E INAUGURAÇÃO DO TEMPLO CENTRAL DA IGREJA NO BAIRRO DA ENCRUZILHADA - RECIFE/PE.

O crescimento visível da obra salvífica de Cristo em Pernambuco, realizada através da evangelização dos assembleianos, foi tal, que foi necessário a ampliação da igreja, e, para esse feito, a igreja deveria dispor de um espaço maior, com conforto onde pudesse acomodar os irmãos que se acrescentava ao movimento pentecostal aqui no nosso estado. Nesse tempo o Missionário Joel Carlson achou por bem adquirir um terreno próprio para que fosse construída a sede da igreja.

Batismo nas águas de novos irmãos - 1937

Foi adquirido um terreno na Rua Castro Alves, 225 no bairro da Encruzilhada no Recife com recursos oriundos de uma campanha da igreja que estava bastante animada para a construção do seu primeiro templo de fato. o imóvel adquirido tinha bastante vegetação onde relatos dão conta de que o Missionário Joel Carlson antes de iniciar a obra fez uma oração dentro do mato agradecendo a aquisição mostrando que essa igreja cresceu sob o manto da oração.
O projeto do templo foi uma idealização do missionário Joel Carlson que em reunião com mestres e pedreiros disse como queria que fosse o templo e os mesmos elaboraram o desenho (planta) que tinha que ser apresentada às autoridades competentes. 

3ª Escola Bíblica de obreiros

O avanço da obra se deu com recursos da igreja mãe em Estocolmo na Suécia que enviava recursos para o sustento do missionário, ofertas voluntárias também eras enviadas da igreja de Estocolmo. A construção teve seu início em 1927. A participação dos irmãos da igreja local também foi fundamental, pois os mesmo doavam material de construção e ofereciam mão de obra em forma de mutirão onde até mesmo crianças ajudavam carregando tijolos de barro batido (maciço). 

Em um de seus depoimentos a irmã Signe Carlson, filha do Missionário, conta que também foi uma das crianças que ajudou na obra carregando tijolos. Relatos também dão conta de que alguns trabalhadores da construção, não evangélicos, que trabalhavam na obra se converteram ao Senhor passando a integrar esta tão grande obra.
Templo da Encruzilhada em uma noite festiva - 2013

A construção avançou e algumas pessoas que passavam na frente da construção diziam: Esse pastor tá doido, onde é que essa igreja desse tamanho nunca vai encher! E hoje podemos ver o mover do Espírito Santo de Deus fazendo a obra prosperar e vidas sendo salvas para o Reino de Deus. E assim em 15 de abril de 1928 foi inaugurado o Templo para honra e glória do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
 Fonte:http:adencrecife.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário