quarta-feira, 3 de setembro de 2014

AD em Pernambuco: Recife ou Abreu e Lima? (Parte 2)


Fachada do atual Templo Central da AD em Recife
Por Márcio Santos
Como vimos no artigo passado, a Assembleia de Deus (AD) em Pernambuco era uníssona e jamais os nossos pais e pioneiros imaginavam os dias que hoje vivemos. Por agirem assim, acabaram surgindo inúmeros ministérios e denominações rotuladas como Assembleia de Deus. É bem verdade que, a Igreja de Cristo não está presa a nenhuma placa denominacional, mas sim aos fieis a Deus de toda Terra.
A AD no Estado de Pernambuco no início dos anos 50 já era uma das maiores igrejas do Brasil, embora que somente mais tarde os números iriam confirma-la como a maior AD do país. Nesses anos, como a família Carlson não havia deixado nenhum sucessor sanguíneo do ilustre missionário sueco Joel Carlson, a direção da igreja passara então as mãos de obreiros locais.

Isso significava uma perca enorme para o sistema organizacional que a família do pioneiro trouxera moldada no sistema sueco. Infelizmente, alguns registros apontam algumas falhas administrativas em alguns obreiros neste período. Entre elas cheguei a citar como exemplo, o caso do então pastor João de Paiva (1947-1953) da filial que estava no antigo povoado de Maricota conhecido mais tarde como a cidade de Abreu e Lima.
Pr. José Amaro
Mas, foi somente com a aclamação do nome do então Evangelista da cidade de Vitória de Santo Antão, José Amaro da Silva em 23 de maio de 1956 para ser o presidente da igreja, que essa crise entre a direção da AD em Recife e Abreu e Lima se acentuasse. Não que ele mesmo tenha cooperado para isso, pois os historiadores são unanimes em afirmar que o pastor José Amaro era um homem de um lindo caráter e portador de uma autoridade espiritual e administrativa inigualável. Inclusive, foi nessa época que a denominação em Pernambuco chegou a ser a maior do Brasil, construindo o atual Templo Central na Avenida Cruz Cabugá, 29, no bairro de Santo Amaro no centro do Recife.
Ainda nesses dias, a igreja em Abreu e Lima estava ligada literalmente à direção na capital, embora que esta já havia tentado desligar-se em 1953 da direção. Porém, a crise entre os dois ministérios deu-se mais precisamente em 1977 com a morte do então Pastor Presidente José Amaro.


Pr. Isaac Martins


Nessa época, dois ilustres pastores cooperaram durante anos ao lado do pastor José Amaro, e com isso cada um esperava uma aclamação a presidência da igreja como no caso do pastor Amaro, o que não ocorreu. Eram os pastores José Leôncio da Silva e Isaac Martins Rodrigues, esse por sua vez já pastor em Abreu e Lima. Ao término da "disputa", pastor Leôncio vence a eleição e passa a ser o novo Pastor Presidente das AD no Estado.



Entretanto, entre os ministros já existia um forte grupo de obreiros que também apoiavam o pastor Isaac Martins intensificando ainda mais a sua influência. Segundo o historiador Mário Sérgio, a derrota nas eleições para a presidência instigou-o a promover uma espécie de "divisão branca". Isso se deu com o reconhecimento de mais um "ministério" em Pernambuco pela Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).


Finalmente em 1981, por uma decisão da mesma, foi fundada pelo pastor Isaac Martins o novo "ministério", contudo o desejo de dividir a denominação no Estado e criar a própria convenção de ministros ainda estaria por vir. Sobre esse momento o historiador Mário Sérgio ainda detalha:





Pr. José Leôncio
"No começo, as relações entre as ADs em Recife e Abreu e Lima era cordiais, até porque o ministério liderado pelo pastor Issac se expandiu principalmente para região da zona da mata norte, antes da região de Goiana. Havia respeito e uma espécie da acordo tácito na questão da jurisdição eclesiástica, e ninguém invadia o campo de trabalho alheio." (AD e a divisão em Pernambuco)
Foi então que 1998 a Convenção e a Igreja em Recife abraça o seu novo Pastor Presidente, o pastor Ailton José Alves, genro do pastor Leôncio. O detalhe é que, em menos de dois anos depois, o pastor Isaac Martins ainda vivo em Abreu e Lima formalmente cria a sua convenção independente, a COMADALPE (Convenção de Ministros da Assembleia de Deus em Abreu e Lima). Já cansado e de pouca idade, pastor Isaac em 2004 "consagra" e aclama a presidência da Igreja e da recém convenção o seu sucessor, pastor Roberto José dos Santos, dando por fim uma esperança na unificação da AD pernambucana.

APAGANDO O PASSADO
Como vimos, a história AD em Abreu e Lima denotava o desejo concluindo assim a divisão com o ministério em Recife. Contudo o que nos chama a atenção é que, só a partir dos anos 2000 a AD em Abreu e Lima cria o seu ministério. Isso significa que até esse momento, toda direção vinha do ministério em Recife, determinada pelos pastores presidentes que até o momento conduziram a Igreja e delegava ministros para trabalharem na cidade.


Fazendo um estudo minucioso no site oficial da COMADALPE e olhando a galeria dos Pastores Presidentes, percebi que literalmente foram excluídos todos os homens que Deus levantou para presidir a Igreja em todo o Estado, substituindo-os pelos obreiros locais que tomaram conta do campo em Abreu e Lima sob a autorizada do ministério em Recife. Confira abaixo.






Nessa relação, deveriam constar as fotos dos seguintes Pastores Presidentes em Pernambuco:Missionário Joel Carlson, José Bezerra da Silva, José Rosa dos Santos, Manoel Messias Ramos, Joaquim Gomes da Silva, José Amaro da Silva, José Leôncio da Silva e consequentemente Isaac Martins Rodrigues e por fim, Roberto José dos Santos, o que não consta.
Assim, como não podemos ocultar o precioso trabalho que a AD em Abreu e Lima têm feito em prol do Reino de Deus, o ministério da mesma Igreja não poderia apagar de sua história cada valiosa participação dada por muitos servos de Deus à frente do rebanho, e nunca afastando-se mais e mais da igreja mãe que iniciou com muito afinco a evangelização de Abreu e Lima.
Atualmente, tanto a tradicional CONADEPE como a COMADALPE, são reconhecidas pela CGADB presidida pelo pastor José Wellignton Bezerra da Costa.


___________________

Fontes:Blog do Diácono Márcio Santos


Website: http://www.ieadpe.org.br/portal/faces/ieadpe/historia.jsp (acessado em 22/08/14).

SANTOS, Roberto José. (Org.). Assembleia de Deus em Abreu e Lima - 80 Anos: síntese histórica. Abreu e Lima: FLAMAR, 2008.

ANDRADE, Moisés Germano de. "Uma história social" da Assembleia de Deus: a conversão religiosa como forma de ressocializar pessoas oriundas da criminalidade. Dissertação (Mestrado) - Universidade católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Curso de Mestrado em Ciências da religião, 2010.

Website: http://www.comadalpe.org/portal/institucional/galeria-dos-presidentes (acessado em 22/08/14).

FRESTON, Paul. Breve História do Pentecostalismo. In: ANTONIAZZI, Alberto. Nem anjos nem demônios; interpretações sociológicas do pentecostalismo. Petrópolis: Vozes, 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário