sábado, 6 de abril de 2013

A Influência da EBD nas futuras gerações


“Aqueles que têm a juventude do seu lado controlarão o futuro.”

A citação acima foi feita por Hans Schemm, líder da liga de professores nazistas. Ele foi um dos responsáveis pelo sistema educacional que exercia forte doutrinação sobre crianças, adolescentes e jovens. O sistema nazista foi tão eficiente, que acabou inspirando o sistema educacional dos países do antigo bloco socialista, e inspira nos dias de hoje a mídia e governos tidos como democráticos. São notórios os esforços que são feitos em nossos dias para incutir valores anticristãos em crianças desde a mais tenra idade.

Ao refletirmos sobre a afirmação feita pelo apóstolo Paulo em II Timóteo 3:15, e sobre a orientação registrada em Provérbios 22.6, vemos que tanto o AT como o NT deixam claro que as crianças devem ser ensinadas nas sagradas letras desde a mais tenra idade. Timóteo, filho de mãe judia, começou a ser instruído (provavelmente) aos cinco anos de idade, como era costume dos judeus. A semeadura feita por Eunice e Loide trouxe um excelente resultado: Timóteo tornou-se um obreiro, um importante colaborador do Apóstolo Paulo. No AT poderíamos citar o exemplo de Moisés; a instrução que recebeu de Joquebede fez com que recusasse ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus (Hb 11.24,25).

A Escola Bíblica Dominical nasceu com o objetivo de tirar as crianças da ociosidade, e das más companhias, e através dos ensinos bíblico e secular proporcionar a elas um futuro melhor. Influenciar as futuras gerações está no DNA da EBD; não podemos perder isto de vista!

As crianças, os adolescentes e os jovens de hoje tem maior acesso a informação, são assediados pela mídia, gastam boa parte do tempo com a internet e as diversões eletrônicas... Influenciá-los é um grande  desafio para a EBD.

Etimologicamente o termo influência, oriundo do latim, transmite a ideia de preenchimento. Para o dicionário da língua portuguesa, influenciar é: ter peso nas considerações ou decisões de outrem. Ambas as definições mostram-nos que se a EBD puder, através do ensino da palavra de Deus, dos bons exemplos, e do uso dos recursos pedagógicos e tecnológicos, preencher o interior de nossas crianças, adolescentes e jovens, seus valores e decisões serão baseados naquilo que foi semeado; ou seja, a Palavra de Deus!

Prezado Professor, deixo uma palavra de incentivo: através do seu ministério o Senhor levantará novos Timóteos que serão bençãos nas mãos do Senhor, e farão a diferença na sociedade!
Ev. Fábio Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário