sábado, 6 de abril de 2013

Como ser um professor motivador da E.B.D

 
Texto base: Jo.5:39 “Examinais as Escrituras,porque vós cuidais ter nelas a vida eterna e são elas que de mim testificam.”O texto é um convite ao estudo bíblico e também incentivo a conhecer de forma segura a Jesus Cristo.

Introdução: Precisamos compreender que a Escola Bíblica é a escola que evangeliza enquanto ensina,conjugando assim os dois lados da comissão de Jesus,conforme Mt. 28:20 “...ensinando-as a guardar todas as coisas que tenho mandado...” e Mc.16:15 “...Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.”


É preciso ter a compreensão de que a Escola Bíblica não é uma parte da igreja (um departamento) é a própria igreja ministrando ensino bíblico metódico.
Um dos fatores que desmotivam o trabalho de ensino nas igrejas é a falta de envolvimento dos membros.
Temos que buscar meios para envolvê-los de tal forma que eles se tornem estudantes da Palavra e cresçam na graça e no conhecimento – O mesmo processo de crescimento por qual passou Jesus, em quatro aspectos segundo o texto de Lc.2:52 “E crescia Jesus em sabedoria, em estatura, e em graça para com Deus e os homens.”
• Crescendo em sabedoria – Crescimento mental
• Crescendo em estatura – Crescimento físico
• Crescendo em graça diante de Deus – Crescimento espiritual
• Crescendo em graça diante dos homens – Crescimento social
A nossa tarefa como professor da bíblia é levar os alunos a esse tipo de crescimento, e isso é uma grande responsabilidade.

Não existe nenhuma fórmula mágica que possa trazer o aluno de imediato para Escola Bíblica, mas existe sim, uma série de fatores que vão contribuir para fazer do membro um aluno da Escola Bíblica.

A realidade é que os maiores inimigos da Escola Dominical estão dentro e não fora dela, e é preciso identificá-los para posteriormente combatê-los.

I. O objetivo da educação cristã
O cristianismo depende do ensino para sua propagação e consolidação.
A educação cristã propõe-se a modificar a conduta e o caráter das pessoas, ajudando-a a experimentarem a vida abundante em Cristo – e isso é mais do que conhecimento e informações é praticidade.
Ensinar é repartir conhecimento, é a arte de transmitir experiências.
O ensino cristão é o acelerador do processo de maturidade, pois leva o aluno a:
a. Conhecer a Cristo;
b. testemunhar de Cristo;
c. e a dedicar-se a Cristo ( através do serviço) e isso é maturidade.

II. Fatores que dificultam a presença do aluno na Escola Bíblica, muitos deles estão diretamente ligados aos mestres
a. Falta de apoio da liderança – Deve haver divulgação,incentivo e cobrança por parte dos líderes em relação àqueles membros que não freqüentam a Escola Bíblica ( o silêncio dos mesmos pode significar aprovação )
b. Superficialidade na hermenêutica – Precariedade na interpretação da Palavra de Deus.O professor precisa conhecer princípios de interpretação bíblica,só assim evitará falar e afirmar o que Deus não falou ( Fp.4;13 – interpretação individual e não contextual,o que nos remete ao equívoco ).
c. Falta de vocação – Ensinar é um dom de Deus que nem todos possuem I Co.12:27,28 Paulo fala dessa particularidade no corpo de Cristo e que deve ser respeitada,para o bem do próprio corpo.
Há muitas coisas para se fazer e para contribuirmos com o nosso talento, ocupando sempre no corpo o nosso devido lugar, conforme o Senhor determina. I Co.12:11 “..repartindo particularmente a cada um como Ele quer”.
A falta de vocação naquilo que se faz vai gerar falta de dedicação e automaticamente serviço mal feito –Jr.48:10 ”Maldito aquele que fizer a obra do Senhor fraudulentamente”.
Uma característica sem igual do ensino de Jesus era ensinar verdades profundas de modo que todos entendessem.Ele não colocou essas verdades em uma prateleira tão alto que só os grandes pudessem alcançá-las,colocou na prateleira mais baixa,onde até mesmo uma criança tinha acesso.
Não é de se estranhar que a multidão tinha prazer em ouvi-Lo – Mc.1:22 “...e a grande multidão o ouvia de boa vontade” (com prazer).
O ministério de Jesus foi marcado pelo ensino,a trilogia do Seu ministério era “ensinar”,”pregar” e “curar”. Mt.9:35 “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do Reino,e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo”.

III. Alguns requisitos importantes para o mestre
a.Ser um exemplo vivo do verdadeiro cristianismo. “O que você é soa tão alto, que não se consegue ouvir o que você diz.” Mc. 1:22: “ E maravilharam-se da sua doutrina, porque ensinava como tendo autoridade e não como os escribas”.
b.Saber pensar com reflexão, exercer são juízo, tomar cuidado com o que diz. Tg. 3:1
c. Ter grande tendência para o estudo intelectual.
d.Entender que a Bíblia não é um livro de regras, mas sim de princípios passíveis de serem observados e praticados por aqueles que a estudam, informação sem aplicação não funciona na vida cristã (a prática enaltece a teoria). Tg.1:22.
e.Buscar qualificar-se, não pode haver amadorismo no ensino, depois de ser vocacionado por Deus, o professor deve aperfeiçoar-se nos estudos, ser um amante dos livros e meditar na palavra dia e noite (Sl.1:2). Você confiaria num eletricista que não sabe trocar uma lâmpada? Nem eu num professor de Escola Bíblica que não conhece a Bíblia. O professor de Escola Bíblica tem que conhecer bem a Bíblia da mesma forma que um professor de matemática conhece sua matéria.
Como cristão temos que estar prontos para responder a cerca da razão da nossa fé, quanto mais estando na condição de mestres (I Pd.3:15).
Nos preparamos para sermos bons profissionais e para isso nos dedicamos ao estudo acadêmico.
O estudo bíblico nos prepara para vivermos como cidadãos do Reino e para a vida eterna Jo.5:39,40.
Não podemos negligenciar o fato de que o aluno consegue perceber o despreparo do professor. II Tm.2:15.


Somos os grandes responsáveis pelo sucesso da Escola Bíblica em nossas igrejas.

Pb. Francisco de Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário