quinta-feira, 18 de agosto de 2011

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ. - PARTE I

As três principais seitas pseudocristãs em atividade: Testemunhas de Jeová, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mormonismo) e Adventista do Sétimo Dia. Elas representam o que chamamos de “Tripé Norteamericano”, porque sua origem e principal campo de atuação concentra-se nos Estados Unidos; todas as diretrizes e material evangelístico partem exclusivamente de lá. É o caso das Testemunhas de Jeová, cuja sede encontra-se no Brooklyn, Nova Iorque. Na matéria “Visita a uma Gráfica Impressionante”, publicada em 1º de Julho de 2009 na revista A Sentinela, a Organização faz uma breve apresentação de sua gráfica em Wallkill, Nova Iorque, nas seguintes palavras:

“Talvez não seja a primeira vez que vê esta revista. Pode ser que as Testemunhas de Jeová já tenham visitado você em sua casa e oferecido A Sentinela e Despertai! Para ajudá-lo a entender melhor a Bíblia. É possível também que você tenha visto as Testemunhas de Jeová oferecendo publicações bíblicas na rua ou no comércio. De fato, a tiragem mensal desta revista ultrapassa os 35 milhões, o que faz com que, entre as revistas do seu gênero, ela seja a mais amplamente publicada no mundo.

Já se perguntou onde e como todas essas publicações são produzidas? Para responder, vamos visitar uma das muitas gráficas que as Testemunhas de Jeová usam em vários países – a gráfica Wallkill, Nova Iorque, EUA (…).

Naturalmente, a impressão começa com a palavra escrita. O Departamento de Redação em Brooklyn, Nova York, envia o material que será impresso para o Departamento Pré-impressão, em formato eletrônico. Esses arquivos são usados para fazer chapas de impressão. Em Wallkill, todo mês, cerca de 1400 bobinas de papel chegam à gráfica, que usa de 80 a 100 toneladas de papel por dia. As bobinas – algumas com mais de 1.350 quilos – alimentam cinco rotativas offset, onde as chapas de impressão são montadas. O papel é impresso, cortado e dobrado em cadernos de 32 páginas. A revista que você esta lendo é um caderno (…)

Em 2008, essa gráfica produziu bem mais de 28 milhões de livros – mais de 2,6 milhões deles foram bíblias. No mesmo período, foram produzidas 243.317.564 revistas. A gráfica mantém também um estoque de publicações bíblicas como essas em cerca de 380 línguas. Depois que esse material é produzido, o que acontece?

A gráfica recebe pedidos de 12.754 congregações das Testemunhas de Jeová na parte continental dos Estados Unidos, e de 1.369 no Caribe e Havaí. O Departamento de Expedição embala todos os itens pedidos e providencia o transporte para os respectivos endereços. Todo ano, umas 14 mil toneladas de publicações são despachadas para as congregações nos Estados Unidos (…).

Mais de 300 trabalham nos departamentos da gráfica – Pré-impressão, Programação da Produção, Rotativas, Encadernação e Expedição. Os trabalhadores – todos eles voluntários não-assalariados – têm de 19 a 92 anos”. [1]

por Johnny T. Bernardo
do INPR Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário