sexta-feira, 19 de agosto de 2016

DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO. PARTE I.

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Introdução.

Antes de morrer, Jesus prometeu que Ele e o Pai enviariam aos Seus discípulos “outro Consolador” (Jo. 14: 16, 26; 15: 26; 16: 7). A palavra grega traduzida por Consolador é “parakletos”, e significa advogado ou assistente em questões jurídicas.


1. Quem é o Espírito Santo?
O “outro” Consolador é alguém que dá continuidade ao ensino e ao testemunho que Jesus começou (Jo. 16: 7-15). (a) O A. T. revela muito a respeito da atividade do Espírito na Criação (Gn. 1: 2; Sl. 33: 6), na revelação (Is. 61: 1-3; Mq. 3: 8), na concessão de poder (Êx. 31: 2-6; Jz. 15: 14-15; Is. 11: 2) e na renovação interior (Sl. 51: 10-12; Ez. 36: 25-27). O Novo Testamento revela que o Espírito Santo é uma pessoa da Divindade, co-igual com o Pai e o Filho. (b) Do Espírito Santo se diz que ele fala (At. 1: 16; 8: 29; 10: 19; 13: 2), ensina (Jo. 14: 26), testemunha (Jo. 15: 26), perscruta (1Co. 2: 10) e intercede (Rm. 8: 26-27). Todos esses atos são próprios de uma pessoa. (c) O Espírito é chamado de “sete Espíritos” (Ap. 1: 4; 3: 1; 4: 5; 5: 6), expressando Sua plenitude e a diversidade de Sua obra na Igreja em vários lugares, representado pelas sete igrejas da Ásia (Ap. 1: 11-20). Essa perfeição divina é prefigurada em Zacarias 3: 9; 4: 2,10; o número “sete” expressa a perfeição do único Espírito. Ele é a terceira Pessoa da Trindade, igual ao Pai e ao Filho em glória e digno de culto, amor e obediência. (d) O Espírito glorifica a Cristo, revelando aos Seus discípulos quem é Jesus (Jo. 16: 7-15) e o que Este significa para eles (Rm. 8: 15-17; Gl. 4: 6). E ainda: O Espírito ilumina (Ef. 1: 17-18), regenera (Jo. 3: 5-8), santifica (Gl. 5: 16-18) e transforma (II Co. 3: 18; Gl. 5: 22-23). Ele dá ao povo de Deus aquilo de que ele precisa para servi-lO (I Co. 12: 4-11). (e) O pleno ministério do Espírito Santo começou no Pentecostes (At. 2: 1-4). (f) O estudo sobre o Espírito Santo divide-se em dois períodos: O do Antigo e o do Novo Testamento. No Antigo, Suas atividades e manifestações eram esporádicas, específicas e em tempos distintos. No segundo, começa no dia de Pentecostes, quando Suas atividades se concretizam direta e continuamente, através da Igreja.



2. Os vários sentidos da palavra “espírito”
A língua hebraica a traduz como “ruach”, que significa vento, hálito, respiração. Já no grego, a língua do Novo Testamento, o termo “espírito é pneuma”, “ar em movimento”, “força ativa e pessoal”. (1) “Ruach” e “Pneuma” quando se refere ao “espírito humano” diz respeito ao fôlego de vida que tornou o homem um ser vivente (Gn. 2: 7; Mt. 27: 50; Lc. 8: 55; At. 7: 59). É a essência da humanidade, pois ele é que torna a alma humana distinta da irracional. O espírito habilita a ter comunhão pessoal com o seu Criador. (2) Relacionado aos anjos. Os anjos são espíritos criados, sem a necessidade de corpos materiais. Este termo refere-se tanto aos anjos bons como aos maus (Mt. 8; 16; Mc. 1: 23; I Co. 2: 12; Lc. 1: 11; At. 5; 19; Hb. 2: 7). (3) “Espírito”, referindo-se a Deus. Quando se refere a Deus, tanto “ruach” e “pneuma” tem conotação especial, porque Ele é o “Espírito Eterno” (Hb. 9: 14). A palavra “espírito” não limita o Espírito Santo a um sentido figurado, ou a uma representação impessoal. Ele é um fato. É a terceira pessoa da Trindade.


3. A asseidade do Espírito Santo
O termo “asseidade” se refere a Deus. Os dicionários bíblicos a definem como um atributo de Deus pelo qual Ele existe por si mesmo. Logo, “asseidade” atribui-se exclusivamente a Deus e ao Espírito Santo, que é a manifestação da Divindade.

3. 1. Sua existência. O Espírito Santo é a expressão da unicidade de Deus. Jesus disse que o Pai tem vida em si mesmo (Jo. 5: 26). Se ao Pai pertence a mesma essência divina do Filho, o Espírito também possui existência própria e independência total.
Bibliografia
PEARLMAN, Myer, “Conhecendo as Doutrinas da Bíblia”, (trad. Lawrence Olson), Editora Vida, 1993.
Ângelo de Souza, Estevam, “Nos Domínios do Espírito”, CPAD, 1990.


OSVALDO VILELA
Presbítero da Assembleia de Deus Maceió / AL
Coordenador de Evangelismo e Missões na Assembleia de Deus, Aracauã – Maceió - AL;
Capelão Evangélico 
Teólogo ESTEADEB  / FAECAD

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